18 de março de 2023
A última edição da Feira Veg em Passos aconteceu no mês de junho do ano passado./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
PASSOS – Nesta segunda-feira, 20 de março, é comemorado o “Dia Mundial Sem Carne”. A data surgiu em 1985, nos Estados Unidos. No Brasil, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promove ações para incentivar as pessoas a diminuírem o consumo de proteína animal. Em Passos, desde 2021, a “Feira Veg” conta com a presença de estabelecimentos que oferecem comidas para os públicos vegetariano e vegano. Nas duas edições, a feira foi realizada no Mercado Municipal.
De acordo com a idealizadora do evento, Fernanda Luana Corrêa, a iniciativa surgiu para ajudar as pessoas que têm dificuldades em encontrar alimentos das dietas vegana e vegetariana nos estabelecimentos.
“Desde que eu fiz a transição, como eu sempre gostei muito de cozinhar, eu me viro, mas faltava alguma coisa e, quando eu procurava coisas simples como tofu, eu não encontrava nos estabelecimentos. Depois da feira, alguns lugares passaram a fazer pratos mais sofisticados, como por exemplo, linguiça vegana, muito parecida com a feita com carne, que variou esses produtos”, afirma.
“As pessoas, às vezes, têm um grande tabu sobre alimentação vegana, mas o que usamos como fonte de proteína são as leguminosas, então em qualquer restaurante self service podemos comer uma comida vegana, um arroz, um feijão, salada e legumes”, diz Fernanda.
Segundo ela, as duas edições da feira foram bastante frequentadas, com a participação de 24 estabelecimentos, não apenas do ramo da gastronomia, mas também de lojas de roupas e produtos de uso pessoal.
“A feira tem um público fiel, não apenas membros da comunidade vegana, mas pessoas que têm alguma alergia ou intolerância a alimentos, o que amplia o público interessado no assunto. Nós temos o intuito de levar para essas pessoas uma visão mais compassiva e levar consciência de uma alimentação que utiliza meios mais sustentáveis e não cometam crueldades aos animais”, enfatizou.
Segundo Fernanda, em Passos aproximadamente 20 restaurantes oferecem cardápios com pratos voltados para os públicos vegetariano e vegano.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018 apontou que 14% (cerca de 30 milhões de brasileiros à época) se reconheciam como vegetarianos. Não há, no entanto, uma especificação quanto aos veganos, aqueles que adotam essa opção como um estilo de vida e não consomem nenhum produto que possa resultar, de alguma maneira, da exploração animal, sejam alimentos derivados ou produtos testados neles.
Outra pesquisa de 2021, feita pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), encomendada pela SVB, apontou que 46% dos brasileiros deixaram de comer carne por vontade própria ao menos uma vez na semana. O número é bem próximo do estudo do The Good Food Institute (GFI), que mostrou que, em 2020, 49% dos brasileiros já estavam reduzindo o consumo de proteína animal.