Destaques Geral

9,8% das instituições de educação básica de Passos têm psicólogo

15 de abril de 2024

Em São Sebastião do Paraíso, o índice é de 2,2%/Foto: Reprodução

PASSOS – Das 61 instituições de ensino básico de Passos, que englobam ensino infantil, fundamental e médio, 9,8% contam com psicólogo no quadro de funcionário, segundo dados do Censo Escolar 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Também em Passos, 16,4% das escolas de ensino básico, públicas e privadas, contam com nutricionista, e 9,8% com profissionais da saúde/brigadistas, que são treinados e capacitados para atuar na prevenção e combate a incêndios e outras emergências.

Além de Passos, apenas outras quatro cidades contam com brigadistas no corpo de empregados das escolas básicas. Carmo do Rio Claro soma 7,1%, Piumhi 7,4%, Pratápolis 16,7%, e São Sebastião do Paraíso 6,5%. Os outros 22 municípios da região, não.

Fortaleza de Minas, onde consta três escolas básicas, não foi registrado nenhum profissional das três categorias, o que faz da cidade a única na região sem nutricionista, e uma das quatro sem psicólogo, junto de Claraval, Delfinópolis e Vargem Bonita.

São Sebastião do Paraíso e Piumhi são as cidades que somam mais de 20 instituições de ensino básico, além de Passos. A primeira tem 6,4% das escolas com brigadista, 4,3% com nutricionista e apenas 2,2% com psicólogo. A segunda tem 7,4% com brigadista, 59,3% com nutricionista e 51,9% com psicólogo.

 

País e Estado

Agudos do Sul, no Paraná, é a cidade com a maior taxa de brigadistas do país, com 85,7% das instituições. A cidade de Agronômica, em Santa Catarina, é uma das cidades que têm o maior índice de nutricionistas, com 100%, e Cariri do Tocantins uma das que tem o maior número de psicólogos, com 100%.

Em Minas Gerais, Conceição da Aparecida tem a maior abrangência de escolas básicas com brigadistas, com 62,5%. Antônio de Prado é um dos municípios que atingiram 100% em nutricionistas, e Caparaó, com 90,9%, lidera em psicólogos.