Vinícius Borges
PASSOS – A 8° Edição da Feira Literária de Passos (FLIPassos) terminou nessa sexta-feira, 23. Durante o evento foram realizadas peças teatrais, lançamentos de livros e palestras. A edição promoveu a temática do resgate de memórias, que trouxe à tona a importância de manter a história viva e transmiti-la de forma renovada aos mais novos.
Conforme o Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Denilson César dos Reis, passaram pela feira a cada dia uma média de 1500 pessoas nos diversos eventos, sem contar com o público que visitou os Stands de livros e a praça de alimentação.
“A Feira desde seu início se tornou palco para apresentações artísticas e culturais promovendo e incentivando a Literatura e a Cultura em geral. Hoje é aguardada com anseio tanto pelos escritores quanto por pessoas ligadas as outras artes para apresentar e divulgar seus trabalhos”, disse o secretário em relação a importância da feira para a promoção da cultura na cidade.
De acordo com a Secretária de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo, um dos pontos positivos desta edição é o retorno dos participantes que ao terem contato com as artes através das apresentações, revelaram-se carentes desse tipo de evento.
Outro ponto importante é a valorização dos escritores passenses que através do homenageado de cada edição, aproximam o público da Literatura, pois observam que escritores são pessoas comuns. Além dos pontos principais da feira os quais são o incentivo e o despertar do gosto pela leitura e levar cultura e arte no geral para a população de Passos.
“No mundo atual dominado pelas tecnologias se faz necessário incentivar e promover práticas de leitura, pois a literatura tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo por ser uma prática que ajuda na formação da personalidade. O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação”, afirma.
Segundo a coordenadora da 8° Edição da FLIPassos, Marlene Silveira, para organizar a programação geral da FLIPassos, são convidadas as Instituições de Passos ligadas a Educação e a Cultura para se inscreverem com apresentações artísticas e culturais voltadas de alguma maneira à Literatura em geral a fim de atender a todos os interesses.
“Desde a última edição procuramos reduzir os eventos diurnos, evitando apresentações no mesmo horário para que o público não se dividisse. Ainda nos eventos diurnos priorizamos as apresentações em que as escolas pudessem trazer seus alunos, deixando para a noite as apresentações voltadas para o público que em sua maioria trabalha durante o dia”, disse Marlene sobre a organização desta edição da FLIPassos.
“Outra mudança que deu certo foi o novo layout em relação a organização e disposição dos espaços, priorizando um local amplo para o palco com tendas grandes e cerca de 500 cadeiras para acomodar o público. Também escolhemos um local de boa visualização para os Stands com vendas de livros, separados da praça de alimentação”, completou a organizadora.