22 de junho de 2023
Rosa Beraldo, Diego Oliveira, o homenageado José Reis e Denilson Reis./ Foto: Divulgação.
LITERATURA
A Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Passos anunciou nesta semana que a 7ª Feira Literária de Passos (FliPassos) será realizada de 21 a 25 de agosto de 2023, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário).
Com o tema “Gente Nossa”, o evento deste ano terá como homenageado o jornalista e professor José dos Reis Santos, o Zé Reis. O homenageado, nascido em 30 de novembro de 1961, é um dos 15 filhos do casal José Ramos dos Santos e Maria Rosalina, a Dona Rosa. Estudou por um ano na Escola Estadual de Melo Viana Sobrinho e, depois, graças a uma bolsa de estudos concedida por intermédio da Madre Maria Del Valle, estudou por dez anos, no Colégio Imaculada Conceição (CIC).
Aos 17 anos, iniciou sua carreira de jornalismo no trissemanário “Vale do Rio Grande”, atuando depois como repórter em vários jornais, revistas e em diversas emissoras de rádio e televisão. Também foi assessor de imprensa na Federação dos Servidores Municipais de Minas Gerais (Fessempre), Sindicato dos Eletricitários de Furnas e DME (Sindefurnas), Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) e Prefeitura Municipal de Passos (como terceirizado).
Formou-se em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) atual Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), tem especialização em Mídias em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop, 2015) e em Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação (Centro Universitário Claretiano, 2009).
Como professor, já trabalhou em três escolas estaduais de Passos, a E.E. São José, E.E. Caetano Machado e E.E. Nossa Senhora da Penha; em duas particulares, o Instituto Máris Célis e o Colégio Status, além de uma municipal, a E.M. Coronel Azarias de Melo.
Desde 2007, atua como professor de Língua Portuguesa e Redação na E.E. São José. Nesse período, desenvolveu vários projetos pedagógicos com turmas de séries diversas. O mais duradouro foi o livro de histórias, que chegou ao décimo ano. Mas, houve outros projetos como de mini-programas de rádio, gibi, charge literária e fotografia. Há vários anos, ministra voluntariamente o Cursinho de Redação para os alunos da escola que vão fazer o Enem.
Na literatura, por orientação do amigo escritor Marco Túlio Costa, começou a participar de concursos literários. De 2004 até hoje já conquistou vários prêmios e teve diversas obras selecionadas para antologias literárias, tanto no Brasil como em Portugal. Essas antologias abrangem poesia, conto, crônica e cordel. Escreve também teatro, biografia e memorialística. Entre os principais prêmios que já conquistou estão dois concursos internacionais: Concurso Internacional Vicente Cardoso (contos) e International Nature Contest (poesia).
José Reis ganhou vários concursos nacionais, entre eles: Concurso de Contos Paulo Leminski; Prêmio Literário Florestan Fernandes; Prêmio Literário Sérgio Farina; Concurso Literário e de Imagens do IFTM; e um concurso estadual: Concurso de Contos da FAE/uemg.
Segundo os promotores do evento a 7ª FliPassos “será o cenário ideal para que todos possam conhecer e apreciar as obras desse escritor que é ‘gente nossa’”.