Carlos Renato
PASSOS – O Colégio Imaculada Conceição (CIC) promove nesta sexta-feira, 1º de novembro, a 6ª edição do Necroturismo, com visita e homenagens póstumas a sepulturas de pessoas com notoriedade em Passos. O evento será às 17h no Cemitério Municipal, com previsão de 200 a 300 participantes.
O encontro é realizado em parceria e com o apoio da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), empresa que administra o cemitério e libera acesso aos visitantes, além da Universidade Aberta da Maturidade em Passos (Unabem).
Segundo informações do professor de História do colégio e um dos organizadores, Antônio Miranda, o evento é promovido pela Rede Concepcionista de Ensino do CIC e tem por objetivo homenagear passenses que ganharam notoriedade em vida.
“O projeto foi idealizado inicialmente pela professora e coordenadora Leila Suhadolnick, com o apoio da extinta Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) entre 2009 e 2011. Após esse período, em 2017, eu pedi autorização à Leila e iniciamos um novo modelo de turismo no cemitério”, afirma.
De acordo com o professor, os alunos do 9º ano do ensino Fundamental do CIC fizeram pesquisas sobre os homenageados desta edição. “Entramos em contatos com os familiares e marcamos entrevistas para levantamento de informações. Após, elaboraram uma redação sobre a história e os pontos positivos dos homenageados”, disse.
“No dia do evento, vamos até os túmulos, onde os alunos fazem o relato histórico levantado durante a pesquisa. A família recebe flores e tocamos uma música que o homenageado gostava e caminhamos ao próximo túmulo para continuar o trajeto”, informa Antônio.
Conforme ressalta o professor, esse tipo de turismo é inspirado em modelos realizados na Europa, como em alguns cemitérios importantes na França, Itália e Inglaterra.
“Também inspiramos no Necroturismo feito em Buenos Aires, na Argentina. Só que o turismo praticado aqui é um pouco diferente. Enquanto no exterior é focado na arquitetura das sepulturas e túmulos, nós focamos na história dos falecidos, com homenagens religiosas”, diz Antônio.
O evento, com duração de 45 a 50 minutos, conta ainda com a participação do padre Gleison, da igreja Senhor Bom Jesus dos Passos (Matriz).
Segundo o professor, o encontro é importante para resgatar a história individual dos homenageados. “Destacamos pessoas que foram importantes para Passos e para o CIC, na área social, cultural, política e econômica. Pessoas que marcaram a história”, reforça Antônio.
Homenageados
Os homenageados na 6ª edição do Necroturismo são: Geraldo Magela: ex-professor do CIC; Jader Tavares: pai de aluna; João Dimas Pereira: avô de aluna; José Figueiredo: ex-Prefeito de Passos; Luiz Patti (Luizinho Patti); Maria das Dores da Silveira (Liquinha Silveira); Maria Luiza Pádua Machado Porto (Lulute); e padre Luiz Tavares.
A análise e escolha dos homenageados é feita pela equipe de Ciências Humanas do CIC e pela funcionária Eliane.