Destaques Educação

6 escolas municipais de Passos terão laboratórios de tecnologia

12 de fevereiro de 2025

equipamentos serão instalados nas escolas Jalile Barbosa Calixto, Hilarino de Moraes, Cel. Azarias de Melo, Dr. Manoel Patti, Geralda Cândida e Oilda Valéria Silveira Coelho / Foto: Reprodução

PASSOS – A Prefeitura de Passos vai investir R$ 600 mil na instalação de laboratórios maker em seis escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é inserir a cultura tecnológica no processo de ensino-aprendizagem, aponta a administração.

Segundo a Secretaria de Educação, os laboratórios servirão para que as crianças adquiram conhecimentos básicos sobre tecnologia. “Hoje, a tecnologia é essencial na vida de todos, desde crianças até idosos. Com os laboratórios maker, a expectativa é que os alunos aproveitem, aprendam bastante e se dediquem, para que, no futuro, possam utilizar esse conhecimento e ter mais oportunidades”, informa a prefeitura.

O investimento será possível graças ao convênio assinado nesta terça-feira, 11, em Pouso Alegre, entre a prefeitura e o IF Sul de Minas, por meio do Programa Mais Ciência na Escola.

A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Rosa Beraldo, do diretor-geral do instituto no campus Passos, Juliano de Souza Caliari, e do professor João Marcos Fernandino Evangelista, coordenador do programa no campus Passos.

Os laboratórios contarão com computadores, internet banda larga, rede lógica, quadro de ferramentas, materiais para uso maker e demais mobiliários para as aulas no ambiente tecnológico.

A implantação desses espaços incentivará a criação de aplicativos, projetos de robótica, games e brinquedos desenvolvidos pelos estudantes. A iniciativa promete fortalecer a educação científica no município, promovendo inovação e desenvolvimento tecnológico.

Os laboratórios serão instalados nas escolas Jalile Barbosa Calixto e Hilarino de Moraes, situadas na área urbana do município; Cel. Azarias de Melo, na comunidade das Águas, a Escola Municipal Dr. Manoel Patti, na região da Mumbuca, a Escola Municipal Geralda Cândida, na região dos Campos, e a Escola Municipal Oilda Valéria Silveira Coelho, localizada na Fazenda Santa Luzia, todas na zona rural.

Cada escola receberá R$ 100 mil para a compra de equipamentos, materiais de consumo e bolsas para professores e alunos que atuarão na capacitação e gestão do programa. Foram selecionadas as unidades que atendem do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.