4 de maio de 2023
Nova linha deve atender a população de Nova Passos, Vila São José e Jardim Florença./ Foto: Divulgação.
PASSOS – A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Passos deve implementar a 5ª linha no transporte público de passageiros em dois meses. A nova linha está em fase de implantação há cerca de cinco meses, informa a administração, e vai atender bairros como Nova Passos, Vila São José e Jardim Florença.
De acordo com o vice-prefeito e secretário da pasta, Arlindo Aparecido do Nascimento, na última quarta-feira, 3, foram iniciados os trabalhos de fixação de postes e placas de sinalização de parada dos ônibus.
“Em seguida, a linha será iniciada para o atendimento da população. Este estudo de viabilidade já vinha sendo estudado há mais de quatro meses por esta administração, juntamente com a CAF Transportes, principalmente para atender aos moradores da região em que estão os bairros Nova Passos, Vila São José e Jardim Florença”, disse.
Segundo o secretário, o município terá 82 pontos de ônibus e está prevista uma adequação de alguns pontos que pertencem que integram as outras quatro linhas, com o objetivo de adequar o transporte público em Passos e atender outros bairros da cidade, inclusive, Vila São José, Nova Passos, Jardim Florença e Colégio de Passos.
Segundo ele, em razão da implantação da linha 5, as linhas 1 e 3 devem ser otimizadas, além de ampliar o atendimento ao usuário do transporte coletivo urbano, que já percebem as mudanças da sinalização dos Pontos de Embarque e Desembarque.
Conforme informações de Arlindo, o diretor de Transporte Público de Passos, Osmar Divino, está coordenando esta implantação. Desta forma, até que comece a operação da linha 5, as placas estarão com número das novas linhas, mas seguirão atendendo aos atuais itinerários.
Ainda conforme o secretário, a frota antiga de ônibus deve ser substituída e o prefeito Diego Oliveira está empenhado em melhorar, cada vez mais, o transporte público coletivo no município de Passos.
Em relação ao valor da tarifa, Arlindo afirma vai continuar em R$ 3,90, ressaltando um dos valores mais baixa em comparação com as maiores cidades do Sul de Minas. O secretário ainda afirmou que o terminal central deve receber reforma, com a colocação de nova cobertura, instalação de wi-fi e construção de uma travessia elevada onde fica a faixa de pedestre, o que deve propiciar mais segurança aos pedestres e aos motoristas durante a saída no terminal.