Destaques Educação

Ex-estudantes do Colégio Tiradentes abrem ‘cápsula’ enterrada em 2013

29 de dezembro de 2023

Projeto de 2013 dos ex-alunos surgiu a partir de discussões sobre o futuro e projetos de vida./ Foto: Divulgação.

Tamiris Figueiredo

PASSOS – 30 ex-alunos do Colégio Tiradentes promoveram no último sábado, 22, a abertura de uma cápsula do tempo que foi enterrada por eles no dia 27 de novembro de 2013.

Segundo a diretora pedagógica, Paulina Freire Lemos, a iniciativa do projeto surgiu a partir de discussões sobre as expectativas do futuro, assunto que foi frequente na turma do 3º ano do Ensino Médio em 2013.

“A partir dessas discussões durante as aulas de sociologia com a professora Maria Carla Faria Ribeiro e nas aulas de filosofia com o professor Rodrigo Amorim, alguns alunos se interessaram sobre a ideia de montar uma cápsula do tempo. Em 27 de novembro daquele ano foi lacrado objeto pelos alunos do 3º ano”.

Segundo Paulina, foram depositados cartas, bilhetes e poemas que refletiam sobre a realidade dos estudantes naquele momento, as profissões que escolheriam, as relações familiares, amizades e trabalho. A intenção da equipe foi instigar uma reflexão sobre projetos de vida e a responsabilidade que os alunos teriam como protagonistas de suas histórias.

“O projeto ensinou sobre a lição da percepção das transformações do ser humano e de como as coisas e anseios mudam com o tempo., sobre a importância de pensarmos a médio e longo prazo, de planejarmos e nos prepararmos para a concretização dos sonhos, tomando ciência de que algumas relações não duraram como gostaríamos ou não tomam o rumo que os alunos haviam previsto”, disse a diretora.

Segundo ela, a relevância do projeto é propiciar a oportunidade de vivenciar a história na prática. “Imaginem… dez anos depois ler uma carta que você escreveu quando tinha 17 anos. Isso faz a gente pensar sobre a nossa vida e os hábitos que temos hoje”, disse.

Para o publicitário e um dos alunos que enterrou a cápsula, Richard dos Reis Andrade, o momento foi muito proveitoso em compartilhar o projeto com os outros alunos. “O intuito era escrever o que almejávamos para os próximos 10 anos, falar das pessoas que mais tínhamos contato, os sonhos e objetivos. Entrei em contato com algumas pessoas que eu ainda tinha contato no Instagram e nos reunimos, montamos um grupo e escolhemos a data e horário”, disse.

Segundo o ex-aluno, cada participante escolheu itens significativos para colocar no objeto. “Coloquei na cápsula um envelope com um desenho. Eu nem lembrava qual era o sentido desse desenho. Coloquei também duas cartas, uma sobre as pessoas que eu tinha contato na época do colégio e outra sobre minhas expectativas para os próximos dez anos”, disse Richard.

“A gente, quando é jovem, fala ‘daqui a dez anos quero ser rico’. Temos uma expectativa muito grande na verdade. Quando a gente se encontrou percebemos que tudo isso passou de sonho, porque cada um tomou seu rumo, alguns fizeram a faculdade, outros não fizeram, e a vida continua assim, na mesma”.

Segundo Richard, o evento, além de reacender as lembranças da turma de 2013, proporcionou uma valiosa reflexão sobre o tempo, as escolhas feitas ao longo dos anos e a importância de preservar a história individual e coletiva.

Ex-alunos do 3º ano do Ensino Médio de 2013./ Foto: Divulgação.