Débora Meira
PIUMHI – Entre janeiro e novembro deste ano, a rede hoteleira de Piumhi recebeu 45.912 turistas. Julho, com ocupação de 6.060 leitos, foi o mês com maior fluxo de visitantes no município e junho, com 2.957 pessoas, foi o que teve menos turistas.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Thiago Junio dos Santos Augusto, esta é a primeira vez que a prefeitura faz o levantamento da taxa de ocupação na rede de hotéis e pousadas e não há dados anteriores para comparação, mas a estimativa é que houve aumento no setor.
“Como não temos dados anteriores, não posso falar com certeza, mas nós acreditamos que neste ano as visitas aumentaram porque o fluxo turístico também cresceu”, afirma.
O secretário aponta que Piumhi é considerado o “coração” da Canastra e que o objetivo da prefeitura é fomentar o setor como um dos mais importantes da economia do município.
“Divulgar esses dados é importante para mostrar que as pessoas estão buscando mais a nossa cidade, porque Piumhi é o coração da Serra da Canastra e do Lago de Furnas, fica entre os dois indutores de turistas. Então o turista que vem para o município tem a oportunidade de conhecer os dois destinos”, aponta.
Segundo Santos Augusto, com ações e investimentos para aumentar a participação do turismo na economia da cidade, a prefeitura pretende aumentar também o movimento em setores como o comércio e os serviços, com impactos na geração de empregos e na economia local.
“O que o turista gasta no hotel vai para a padaria, para os funcionários, para pagar os salários e despesas. Todos os gastos que o visitante tem na cidade contribuem para a economia como um todo”, afirma o secretário.
No próximo ano, a expectativa é que Piumhi faça parte do roteiro de turistas que visitam o Lago de Furnas e também a região da Serra da Canastra.