S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso elegeu quatro delegados que irão representar a região na Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), que será realizada em janeiro. A conferência é um evento de caráter técnico e científico, convocada pelo Ministério da Educação e realizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), que avalia o atual Plano Nacional de Educação (PNE), bem como subsidiar propostas e metas a serem estabelecidas pelo novo PNE que será elaborado nos próximos meses.
Segundo a prefeitura, no dia 28 de outubro de 2023 foram realizadas 14 conferências territoriais da Conar em Minas Gerais. Já no último sábado, 11, aconteceu virtualmente a etapa estadual da conferência, com a participação de pessoas delegadas de todo o estado.
De acordo com a prefeitura, a etapa nacional da Conae é precedida de etapas municipais, territoriais e estaduais, sendo que, em cada uma dessas etapas são eleitas as pessoas que serão os delegados para a posterior etapa deste evento de gestão educacional democrática. A organização da Conae no território de Minas Gerais ficou sob a responsabilidade do Fórum Estadual Permanente de Educação (FEPEMG), que optou pela realização e etapas territoriais que abrangessem diversos municípios, as quais foram organizadas levando em conta as microrregiões do estado.
Segundo a prefeitura, o município de São Sebastião do Paraíso foi escolhida pelo FEPEMG para sediar a Conar territorial sul e sudoeste de Minas, que foi localmente organizada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com Universidade Federal de Lavras (Ufla) – campus de São Sebastião do Paraíso, sendo realizada nas instalações desta.
Essa etapa territorial da CONAE contou com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDMINAS) – campus Passos; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – unidade Passos; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Gestão e Tecnologias Educacionais da UEMG Passos (GEP-POLIGETEC); do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE) – subsede São Sebastião do Paraíso; do Sindicato dos Servidores da Educação Pública Municipal de São Sebastião do Paraíso (SindEduc); da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) – subsede sul e sudoeste MG; e do Sindicato dos Profissionais do Magistério de Varginha (SINPROMAG).
O evento territorial de São Sebastião do Paraíso reunião 158 participantes, dentre professores, secretários e secretárias municipais, diretores de escola, estudantes da educação básica e superior, servidores técnicos administrativos das escolas, e familiares. Deste evento foram eleitos 50 pessoas para serem os delegados territoriais na etapa estadual da Conae. Os eleitos pela conferência territorial de São Sebastião do Paraíso foram professores, estudantes de ensino superior, conselheiros de educação, secretários municipais, gestores escolares, trabalhadores técnicos administrativos.
Já na etapa estadual da Conae foram eleitos 114 delegados de Minas Gerais que irão para Brasília em janeiro de 2024 para debater e propor diretrizes e estratégias para o novo Plano Nacional de Educação, sendo quatro dos delegados eleitos são servidores da área de educação do município de São Sebastião do Paraíso (Cícero Barbosa – secretário municipal, coordenador da e-Tec e diretor da Escola da Ciência e do Saber; Wanderson Cleiton do Carmo – servidor da educação profissional no município; Paula Aparecida dos Santos Duarte – gestora do polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil; e Alessandra Geremias Fernandes – secretária do polo da UAB).
Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia de São Sebastião do Paraíso, Cícero Barbosa, a eleição desses servidores do município é motivo de muita alegria e satisfação, pois é uma forma de reconhecimento da capacidade técnica para serem representantes do estado em uma atividade de grande relevância educacional.
Conforme Cícero, as microrregiões do sul e sudoeste de Minas que estiveram na territorial da Conae em Paraíso saem fortalecidas para o evento nacional. “Nós iremos para Brasília com o propósito de ser a voz de nossas microrregiões na elaboração de propostas, estratégias e metas para o novo plano nacional de educação, defendendo sobretudo uma educação de qualidade social, pública e que seja transformadora das realidades dos estudantes”, destacou.
A Conae Nacional está programada para acontecer entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2024, em Brasília. Até lá os delegados estaduais passarão por formações específicas sobre a conferência e sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).