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45,4% dos comerciantes esperam alta de vendas no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025

81,1% dos comerciantes já receberam todas as encomendas e já estão preparados para o período de vendas da data / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – Pesquisa Expectativa de Vendas Namorados 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), mostra que 45,4% dos comerciantes mineiros esperam vender mais neste ano em comparação com o ano passado. O levantamento ouviu 421 empresas de todas as regiões do estado no mês de maio.

Segundo a pesquisa, para 38,7% deles, as vendas serão iguais às de junho de 2025 e 15,8% avaliam que serão piores. Mais de 84% dos comerciantes vão investir nas redes sociais, Instagram, WhatsApp e Facebook para incentivarem as compras dos clientes.

Os motivos da boa expectativa do empresário para o Dia dos Namorados são, nesta ordem: otimismo/esperança, 44,2%, valor afetivo da data, 38,8% e ações promocionais, 20,9%. Entre os comerciantes que esperam vendas piores, as justificativas apresentadas foram: crise econômica, 40,0% e consumidor mais cauteloso, 26,7%. A estimativa de 49% das empresas ouvidas é que o presente tenha valor entre R$ 70 e R$ 200 este ano.

De acordo com 73,6% dos comerciantes, as compras serão à vista, com destaque para o pix, 27,6%, cartão de crédito à vista, 24,8%, débito à vista, 10,5% e dinheiro, 1,7%. Para 30,1%, as compras deverão ser no cartão de crédito parcelado.

A aposta nas divulgações dos produtos para estimular as vendas é admitida por 84,6% dos comerciantes com destaque absoluto para as redes sociais, com 83,1% investindo no Instagram, 68,2% no WhatsApp e 24,8% no Facebook. Depois das redes sociais, a escolha de divulgação por meio do rádio é a opção de 9,5% seguida por boca-a-boca, 4,5%.

A pesquisa revela que as empresas que fazem vendas online correspondem a 67,5% do total e 90,7% delas comercializam seus produtos no WhatsApp.

Conforme a pesquisa, 47,6% das empresas avaliam que os clientes vão às compras na Semana do Dia dos Namorados, sendo que 81,1% já receberam todas as encomendas e já estão preparadas para o período de vendas da data.

De acordo com a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, entre as empresas impactadas pela data, as expectativas de melhores vendas são promissoras.

“O valor afetivo da data, o otimismo e a esperança dos empresários contribuem para que os 45,4% dos comerciantes mineiros acreditem que as vendas serão melhores que no ano passado. Para impulsionar as vendas a adoção de ações como atendimento diferenciado, promoções e divulgações via Instagram, Whatsapp e Facebook é de extrema importância e possui grande influência no volume de vendas”, apontou.

“De acordo com o Business Education Trainer da Meta, Felipe Ventura, 99% dos brasileiros possuem whatsapp. Os empresários que souberem aproveitar as oportunidades para divulgar, comunicar/fidelizar e vender os seus produtos por meio das ferramentas digitais, poderão promover melhores resultados financeiros e estratégicos em suas empresas” esclareceu Fernanda.