Destaques Geral

45% dos jovens da geração Z consomem bebidas alcoólicas

22 de abril de 2024

Geração Z é a mais influenciada pela publicidade. / Foto: Reprodução

PASSOS – Os jovens da geração Z, entre 18 e 26 anos, estão consumindo menos bebidas alcoólicas em comparação a outras gerações. É o que indica o estudo “O Dossiê das Bebidas” deste ano, realizado pela Mind Miners, companhia que estuda o comportamento dos consumidores.

Ao todo, participaram da pesquisa três mil brasileiros, divididos entre as gerações Z (18 – 26 anos); Y, ou millenial (27 – 42 anos); X (43 – 58 anos); e boomers (mais de 59 anos). Entre as quatro gerações, a Z é a que menos consome álcool (45%), seguida pela Y (57%), boomers (65%) e X (67%).

Segundo o estudo, 58% dos jovens da geração Z entrevistados na pesquisa afirmaram que não bebem e apontam a falta de interesse no consumo, e 35% o sabor. O estudante João Gabriel Maga, de 18 anos, concorda com a falta de interesse como um dos fatores para não beber.

“Nunca bebi. De verdade. Não vejo graça nisso. Eu saio muito pouco de casa. Por isso não bebo. Geralmente o pessoal bebe quando sai com os amigos. Como saio pouco, não tenho essa vontade”, afirma o jovem passense.

Lucas Gonçalves, de 23 anos, também é estudante assim como João Gabriel, pertence à geração Z, mas, ao contrário dele, gosta de beber. “Consumia mais quando era mais novo. Até parece irônico. Mas é isso. Hoje só bebo com os amigos. Não tenho o costume de beber sozinho em casa”.

Ainda segundo a pesquisa, os entrevistados das gerações X e Y priorizam, no momento da compra de bebidas alcóolicas, a qualidade do produto, e a geração Z e boomers, o sabor. Mesmo sendo a menor consumidora, a geração Z é a mais influenciada pela publicidade.

Entre os participantes do estudo, 41% aumentaram o volume do consumo nos últimos 12 meses, enquanto 33% declararam ter diminuído a ingestão de álcool; 8% afirmam ter aumentado e 43% desejam diminuir.

Questionados sobre o que pensam em relação ao termo “bebida”, a palavra/produto mais citada pelos três mil participantes foi “cerveja”, sendo 57% dos entrevistados consumidores da bebida fermentada, seguida por refrigerante, água, suco, vinho e café.

Sobre o consumo de novas marcas, 60% gostam de experimentar, e as mais lembradas para o consumo são Skol, Heineken e Brahma, respectivamente. As duas últimas também são as mais consumidas na categoria cerveja sem álcool