6 de janeiro de 2025
Operações e campanhas mobilizam empenho de mais policiais e viaturas no patrulhamento das cidades / Foto: Reprodução
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – O 43º Batalhão da Polícia Militar completou sete anos de instalação em São Sebastião do Paraíso na quinta-feira, 2. Na mesma data, a PM de Minas iniciou a operação Férias Seguras, que se estende até o dia 31 deste mês. Também está sendo realizado o trabalho de fiscalização e combate aos “rolezinhos” e circulação de motocicletas irregulares iniciada em dezembro.
O 43º BPM foi criado em 2 de janeiro de 2018 em São Sebastião do Paraíso. A unidade faz divisa com o estado de São Paulo, alcança ainda outros 15 municípios em sua área de abrangência. O batalhão compreende a 95ª Companhia PM, sediada em Paraíso, e a 79ª Companhia PM, descentralizada, com sede na cidade de Guaxupé.
O batalhão é responsável pela realização de diversas modalidades de policiamento, com o objetivo de promover a paz social e cumprir sua missão institucional. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se o rádio patrulhamento motorizado, apoio às autoridades constituídas, policiamento ostensivo de trânsito urbano, patrulha rural, base comunitária móvel, policiamento escolar, tático móvel, Gepmor, Proerd e PPVD.
No dia em que comemorou mais um aniversário, o 43º BPM deu início à operação Férias Seguras. A atividade é realizada em todos os municípios do Estado de Minas Gerais no período de 2 de janeiro até o dia 31 de janeiro. A iniciativa prevê o aumento do número de policiais militares nas ruas, realizando ações e operações policiais preventivas e de repressão qualificada, voltadas para estabelecer estratégias de policiamento ostensivo com três principais vertentes.
Entre as ações desenvolvidas consta a prevenção aos crimes contra o patrimônio, especialmente os furtos a residências e a instituições escolares. Também estão elencadas atividades relacionadas à prevenção de acidentes em rodovias e de infrações ambientais em áreas de preservação.
Também continua em andamento a Operação de Combate aos “Rolezinhos do Grau” que foi iniciada em dezembro com o objetivo de coibir práticas perigosas e ilícitas no trânsito, especialmente manobras irregulares realizadas por motociclistas. As ações incluem fiscalização intensiva em pontos estratégicos, orientação aos condutores sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito e a aplicação rigorosa de penalidades previstas em lei.
Conforme o batalhão, “a fiscalização de trânsito realizada pela Polícia Militar é essencial para garantir a segurança nas vias e preservar a ordem pública. Com sua presença nas ruas, a corporação contribui para a redução de acidentes, o combate ao uso indevido de álcool e drogas ao volante, e a garantia de que as leis de trânsito sejam cumpridas”.