27 de julho de 2024
Expectativa da organizadora é superar o número de pets participantes da primeira edição / Foto: Divulgação
CARLOS RENATO
PIUMHI – Neste domingo, 28, entre 9h e 12h, acontece a 2ª edição do Cãominhada de Piumhi, na praça Padre Alberico. A concentração do evento será às 8h, na Casa da Cultura.
O encontro, realizado pela ONG Cão Viver, terá sorteio de brindes, concurso dos cães mais parecidos com os tutores, casamento e desfile pet, além da realização da feira de adoção responsável, com 12 animais aguardando os futuros tutores.
Segundo a organizadora, Adriana Costa Almada, o encontro deve contar com a presença de mais de 150 cães, que vão realizar um percurso de aproximadamente 1,5 quilômetro.
Conforme Adriana, o Cãominhada surgiu para lutar pela proteção dos animais, além de proporcionar uma socialização entre os tutores.
“Eu sempre tive vontade de realizar esse evento por já trabalhar em eventos de premiações. Era meu desejo promover esse momento com os cães, sendo um projeto que nasceu antes da pandemia “, disse.
“Geralmente esses eventos acontecem somente em cidades grandes. Realizamos a primeiro Cãominhada e demos uma pausa, para retomar neste ano”, destacou.
De acordo com o regulamento do evento, só poderão participar do evento cães saudáveis e que estejam vacinados contra a raiva e com vacina V8. Cada pessoa poderá inscrever até oito animais e os animais de temperamento agressivo, cadelas no cio e gestantes não estão autorizados a participar.
Segundo ela, os primeiros 50 inscritos receberão kits promocionais e participarão dos sorteios realizados no dia do evento.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.jornalponto.com.br, mediante pagamento de R$ 10, que serão repassados para a ONG Cão Viver.
“Qualquer cachorro, de pequeno, médio ou grande portes pode participar, desde que acompanhado por seu tutor, respeitando as normas anteriormente citadas e a legislação vigente. O uso de coleiras peitorais é recomendado para todos os cães”, disse a organizadora.
“Recomendamos o uso de plaquinhas de identificação para maior segurança dos cães, sacolas para recolhimento das fezes e que levem água para seus animais”, informou.
A segurança do evento será feita por órgãos oficiais e competentes (Polícia Militar) e haverá monitores para a orientação dos participantes. Em caso de chuva ou condição climática adversa, o evento será cancelado e remarcado para outra data.