Destaques Saúde

19 cidades na região não atingem meta de 95% na vacinação em 2023

11 de abril de 2024

Em Passos, nenhum imunizante atingiu a meta de 95% de cobertura vacinal. / Foto: Reprodução

Leonardo Natalino

 

PASSOS – Dezenove dos 27 municípios da região não atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde para oito imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida no ano passado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os oito imunizantes listados fazem parte do calendário de vacinação infantil e, em 2023, voltaram a subir após quedas nos últimos anos.

Cássia, Claraval, Guapé, Ibiraci, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita são as cidades que tiveram a cobertura vacinal desses imunizantes igual ou superior a 95%.

Algumas cidades, como Bom Jesus da Penha, Delfinópolis, Capetinga, Nova Resende, por exemplo, os índices atingiram ou superaram a meta em alguns imunizantes exigida pelo Ministério da Saúde, mas ficaram abaixo em outros.

Passos ficou distante na meta de cobertura em todos os tipos de imunizantes. A maior adesão na cidade foi na vacinação de combate a difteria, tétano e pertussis (DTP), com 84,49%, abaixo dos 95% exigidos pelo Ministério da Saúde.

São Sebastião do Paraíso e Piumhi também ficaram fora da lista de cidades que conseguiram atingir a meta, sendo Paraíso a cidade com o pior desempenho geral entre as 27 da região, sem chegar aos 80% em nenhum dos oito imunizantes.

Piumhi ficou próximo de atingir os 95% em quatro imunizantes: Hepatite A (90,53%), Poliomielite (90,76%), DTP (91,22%) e Tríplice Viral 1° dose (90,76%). Em 2024, até o momento, apenas dois municípios atingiram a taxa de 95% em todos (Claraval e Vargem Bonita).

 

Brasil

De acordo com o Butantan, em 2023, mais de 60% dos municípios brasileiros falharam em alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal para imunizantes aplicados durante o primeiro ano de vida. Apesar do aumento no número de cidades que atingiram esse índice, subindo de 1.745 em 2022 para 2.100 no ano passado, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa permanece insuficiente diante do panorama nacional, composto por 5.568 municípios.