Ícone do site Folhadamanha

16 municípios da região devem receber Kit TV digital em 2023

Rafael Marcon

PASSOS – Beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, devem começar a receber o Kit TV Digital em 16 municípios da região. O kit é composto por controle remoto, conversor digital, cabo RCA, varetas e suporte, oito metros de cabo coaxial, antena e fonte de alimentação.

Para se cadastrar, os beneficiários devem fazer agendamento nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), sendo necessário levar o CPF ou NIS. O Programa Digitaliza Brasil do Ministério das Comunicações, deve digitalizar o sinal de televisão e distribuir os equipamentos para 17 municípios da região. Desses municípios, alguns já possuem o sinal digital e preparam a distribuição de equipamentos para a população, enquanto outros ainda estão em processo para instalação do sinal.

Em São Roque de Minas, o agendamento para distribuição de equipamentos de TV digital já começou. Os beneficiários têm até 10 de fevereiro para fazer o agendamento no site da SejaDigital ou pelo telefone 0800 000 1620. De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Gilvânia Santos, a entrega para os beneficiários deve ocorrer depois do Carnaval.

Em São José da Barra, a prefeitura informa que ainda precisa resolver o local de instalação da torre de antena digital. “Aqui ainda está em trâmite. O local que dá para instalar a torre e atender todos os bairros não é da prefeitura. Estamos tentando resolver”, disse o vice-prefeito do município, André Luiz. Já em Delfinópolis, a torre de antena digital está instalada, mas a prefeitura ainda não tem previsão para o início da distribuição do kit.

Segundo o prefeito de Capetinga, Luiz César Guilherme, a distribuição de equipamentos ainda não ocorreu, mas o agendamento deve acontecer em breve. “Ainda não ocorreu essa distribuição aqui em Capetinga. A instituição já mandou um comunicado para o Cras, para o centro se organizar em relação à lista de entrega e receber os equipamentos”, disse.

Os municípios da região com distribuição de equipamentos para a população prevista em 2023 são Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e São Tomás de Aquino.

O número de beneficiários deve ser divulgado pela SejaSimples após entrega dos agendamentos nos municípios. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aponta que o desligamento do sinal analógico deve ocorrer quando mais de 93% da população do município utilizar o sinal digital.

Sair da versão mobile