Meio Ambiente: Antártida, 20°C

20 de fevereiro de 2020

A Antártida vem apresentando dias de calor anormal neste verão e atingiu, no último domingo, 9, a temperatura mais alta do registro histórico, 20,75 °C. A medição foi feita às 13h na Ilha Marambio, na Península Antártica, por pesquisadores brasileiros. O recorde anterior havia acabado de ser batido, três dias antes, quando pesquisadores argentinos detectaram a temperatura de 18,3°C na base Esperanza, também na Península Antártica. Antes disso, o dia mais quente tinha sido 24 de março de 2015, com 17,5°C, de acordo o Serviço Nacional Meteorológico da Argentina.

 

Massa continental

 

Para toda a região Antártica, que inclui outras ilhas sub-antárticas fora da massa continental, a temperatura mais alta foi de 19,8°C medida na Ilha Signy em janeiro de 1982. “A semana entre 6 e 11 de fevereiro foi historicamente anormal. Todos os dias, na metade do dia, tivemos temperaturas acima de 16°C. E no dia 9 teve esse pico”, explicou ao Estado o pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Carlos Schaeffer, coordenador do Terrantar. “Nesses 17 anos que venho para cá, nunca tinha pego temperaturas tão elevadas e sim, usei short e camiseta no dia 9. A península Keller, onde se encontra a estação brasileira, está com um degelo nunca visto antes”, relatou ao Estado o pesquisador Márcio Francelino, também da UFV, que está neste momennto na Antártida.

 

Monitoramento

 

O projeto, ligado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, conta com 26 sítios de monitoramento de solos congelado (permafrost) e da camada ativa (parte do solo que congela e descongela) espalhados pela região antártica, em um raio de 1.500 km. A base de Marambio fica relativamente próxima da Esperanza e da Estação Antártica Comandante Ferraz, do Brasil, recém-inaugurada. “No dia 6 de fevereiro, quando a Esperanza registrou 18,3°C, um dos nossos sítios, localizado na Ilha Seymour (Marambio), ao leste da Península Antártica, e distante 90 km ao sudeste de Esperanza, registrou no mesmo dia a temperatura de 16,43°C.