• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    24/01/2020 09h12 - Atualizado em 24/01/2020

    Opinião: Senhor Presidente

    O BRASIL NECESSITA URGENTEMENTE DE UM LÍDER E NÃO DE UM CHEFE

    Márcio Nogueira

    Não votei na sua pessoa para Presidente da República. Passado um ano de sua posse não me arrependi do meu ato. Minha torcida é para que seu governo dê certo, porém não estou enxergando luzes no horizonte.

    A floresta amazônica é um bem brasileiro que devemos repartir com o planeta. Algum dia teremos reconhecimento e retribuição. O seu ato de incentivar ou de se omitir sobre seu desmatamento trará consequências desastrosas para futuras gerações.

    O senhor não foi ao Foro Econômico Mundial em Davos Davos. Foi por humildade ou por incompetência? Humildade não pode ser, o Brasil está sendo alçado ao clube dos países ricos através da OCDE. Seria então incompetência? Medo de debater com outros líderes mundiais? Essa é uma premissa que pode ser verdadeira! Gostaria que não fosse.

    Como justificar o seu pavor pelo comunismo? Comunismo não existe mais. O senhor mesmo disse que a China é capitalista. A Rússia atualmente professa um capitalismo selvagem com grande número de bilionários. O muro de Berlim caiu já faz um bom tempo.

    E a sua insistência em criar um ambiente hostil entre “direita” e “esquerda”? O Brasil não merece uma guerra de ódio entre os brasileiros. Somos pacíficos, ordeiros e trabalhadores.

    Por que esse medo dos esquerdistas? Itamar Franco teve origem no MDB, Fernando Henrique também. Lula surgiu das lutas sindicalistas, também da esquerda. Dilma foi uma negação administrativa, mas de origem esquerdista. Nenhum de seus antecedentes explodiu o Brasil, eram todos tidos como de esquerda, Exceto Dilma todos eles passaram democraticamente seus mandatos para sucessores legitimamente eleitos pelo povo.

    A esquerda quer o progresso de todos. Pobre em melhor situação, melhora a situação do rico. A direita é conservadora. Quer manter a situação em nos encontramos hoje. Hoje o nosso país não está bem!

    E o medo da imprensa? Que coisa medonha! Imprensa é o alicerce da democracia. Os repórteres buscam as verdades para passá-las ao povo.
    Sem eles as falcatruas ficariam escondidas debaixo dos tapetes. Não podemos renunciar à imprensa. Alguém já disse: ruim com ela, muito pior sem ela.

    O senhor chamou a Glenda Thunberg de pirralha. Pirralha é qualquer criança, ou uma pessoa baixa ou de pequena altura. Glenda é garota de dezessete anos de estatura enorme. Foi ela convidada para fazer a abertura do Foro de Davos onde falou para a cinquenta e oito estadistas. Fiquei com muita vergonha, como brasileiro, de tê-la designado de forma pejorativa

    E as mães dos repórteres e jornalistas que V. Exa tem agredido com certa frequência? O senhor tem ou teve mãe. Ela não é culpada dos seus desacertos, dos seus erros, das suas omissões e eventualmente de seus acertos. Mães criam os filhos para o mundo. Eles passam a ser senhores de seus atos quando passam a ganhar a própria vida. Não acho que seria legal os jornalistas xingarem a mãe de nosso presidente.

    Meus ouvidos doem quando ouço de sua boca a palavra “p....” Essa expressão é muito chula para ser ouvida em todos os lares do Brasil. Creio que as pais e mães se sintam angustiadas quando a ouvem no recanto dos seus lares ao lado de filhos menores, esposa ou maridos ou mesmo filhos maiores. Que pena o senhor não sabe medir o valor que as palavras têm para cada um de nós brasileiros de todas as crenças religiosas.

    Cada palavra de um presidente, seja de que país for, reverbera no consciente de cada cidadão ou cidadã desse mesmo país.

    Presidente, um ano já se foi. Agredir o povo argentino e não ir à posse de um dos nossos principais parceiros comerciais, não é um ato diplomático. Depreciar o aspecto físico da primeira dama da França, foi um vexame internacional. Quando o mundo todo investe em pesquisas científicas, seu governo reduz a verba dessa atividade. Quando o mundo todo fala em educação seu governo deprecia reitores, professores e alunos de curso superior.

    Senhor presidente, é hora de começar o seu governo. A herança recebida de Michel Temer foi muito positiva. É essa herança que está moldando o nosso pífio desenvolvimento. A reforma da previdência sempre foi um projeto. V.Excia não soube tocá-lo, foi preciso que Paulo Guedes os presidentes da Câmara e Senado, se tornassem seus protagonistas para um final feliz. Paulo

    Guedes já disse que não tem projeto para a reforma tributária. Quem o terá? Serão os deputados e senadores novamente os protagonistas dessa importante questão? E a reforma administrativa? Quando virá a debate? Tenho dúvidas se virá ainda neste seu mandato.

    Finalizando. O Brasil necessita urgentemente de um líder e não de um chefe. O líder se impõe pela inteligência e sabedoria. O chefe se impõe pela força e arrogância.

    O Brasil é grande. Ainda há tempo de planejar e executar o que não foi planejado nem executado até hoje. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2020 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus