• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    11/01/2020 09h50 - Atualizado em 11/01/2020

    Dia a Dia: Carta de uma mãe portuguesa

    Adelmo Soares Leonel

    (Não achei justo rir sozinho deste texto me passado pelo Issa, tirado do seu último vício internêutico, e transcrevo-o repartindo o riso.)

     

     “Querido Filho Manoel"

     

     Te escrevo estas linhas para que saibas que estou vivinha da Silva todavia podes ficar tranquilo que te escrevo bem devagar porque sei que tu não consegues ler depressa.

     

     Bom, não vais mais reconheceres a casa quando cá vieres, porque a gente mudou. Não te escrevo o endereço porque não sei. É que a última família minhota que vivia aqui na casa levou os números para não terem de mudar de endereço. Ah! Finalmente enterramos teu avô. Encontramos seu cadáver, com esse negócio de mudança: estava no armário desde aquele dia que ganhou da gente brincando de esconde-esconde.

     

     Hoje tua irmã Julieta teve um filho mas como ainda não fui à maternidade saber se é menino ou menina, não posso te dizer se sois tio ou tia.

     

     Quem não tem aparecido por aqui é o tio Venâncio pois ele morreu completamente no ano passado. Também teu primo Jacinto que sempre acreditou ser mais rápido que o touro, comprovou que não era.

     

     Estou assaz preocupada com o cachorro Tobias que agora deu para perseguir carros parados e está ficando cada vez mais chato.

     

     Até qu’enfim aqueles engarrafadores de refresco começaram a ter lucros depois de pensarem a grande idéia de pôr um letreiro indicando a tampinha: “Abra por aqui”.

     

     Que achas? Teu irmão Joaquim fechou o carro com a trava e deixou as chaves dentro; houve qu’ir em casa para pegar a chave reserva, destrancar a porta e poder tirar nós todos de dentro do carro.

     

     O Raimundo (aquele servo que me ajuda nos afazeres) cresceu mas continua o maior preguiçoso do mundo. Imaginas que outro dia, de noite, mandei o poltrão fechar a porta da rua. “Já fechei” gritou. De manhã cedo, mandei abri-la e ele: “Já qu’eu sabia que a senhora ia mandar eu abrir hoje, nem cheguei a fechá-la ontem”. Doutra feita, mandei o velhaco conferir lá fora se chovia ou se não chovia. Ele assobiou para o cachorro Tobias que entrou depressa, passou a mão no seu pelo seco e respondeu: “Não chove, patroa!”

     

    Esta carta te mando pelo Pedro, que vai amanhã para aí. A propósito, será que podes pegá-lo no aeroporto?

     

    Se encontrares o Quinto dá uma alô de minha parte ( é que eu combinei com ele de não atender se ele não ligasse); caso não o encontres nem precisa dizer nada.

     

    Tua mãe que te ama.

    Eu

    P.S. Ia te mandar cem escudos mas agora já fechei o envelope.

     

    (Do outro lado da folha me enviada pelo Issa estavam as duas fórmulas a seguir)
    Como satisfazer uma Mulher...

     

    Acaricie, Massageie, Cante, Suporte, Alimente, Dê Banho, Ria, Estimule, Console, Abrace, Excite, Pacifique, Proteja, Seduza, Ligue, Corresponda, Antecipe, Perdoe, Sacrifique-se, Assessore, Deixe, Volte, Divirta, Charmeie, Fascine, Respeite, Ignore, Defenda, Planeje, Enfatize, Faça Serenata, Agrade, Mime, Se Barbeie, Se Perfume, Elogie, Acredite, Santifique, Ajude, Reconheça, Seja Educado, Atualize-se, Aceite, Peça, Escute, Entenda, Leve, Acalme, Mate por Ela, Morra por Ela, Sonhe, Prometa, Entregue-se, Eleva, Alivie, Sirva, Salve, Prove, Agradeça, Dance, Olhe, Escove, Seque, Dobre, Lave, Passe, Guarde. Idolatre, Ajoelhe-se, Volte ao começo e faça tudo de novo...

    Como satisfazer um homem...

    Tire a roupa. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2020 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus