• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    11/12/2019 09h52 - Atualizado em 11/12/2019

    Dor de cabeça: saiba como aliviar

    Em alguns casos, medicações são necessárias, mas técnicas de relaxamento, identificar o gatilho da dor e acupuntura podem auxiliar

    Ludimila Honorato - Especial para a Folha

    A dor de cabeça é um dos distúrbios mais comuns do sistema nervoso e, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, existem mais de 150 tipos dessa dor. Ela vai desde um leve incômodo pontual até uma situação crônica que pode causar limitações. A própria dor pode ser a doença ou um sintoma de diversas condições.


     Independentemente do tipo, há tratamentos efetivos para todos eles, e também é possível evitar ou amenizar a dor com métodos complementares que vão reduzir ou eliminar o uso de medicamentos.


    Estar atento aos sinais é o primeiro passo. Uma dor de cabeça pode ser resultado de tensão dos músculos da face e até da ingestão de algum alimento ou bebida. A seguir, o médico Marcus Vinícius Ferreira, especialista em acupuntura e medicina oriental e autor do livro O que é acupuntura?, indica quatro meios de evitar ou aliviar a dor de cabeça sem uso de remédios. É importante destacar que, em alguns casos, medicações são necessárias e, caso a dor persista, deve-se procurar um especialista.

     

    Orientações

    No caso de dor de cabeça aguda, podemos aliviar o mal-estar fazendo medidas simples, como ir para um lugar tranquilo onde não tenha som alto ou luminosidade muito intensa. Colocar uma bolsa de água morna na região da nuca ou na região das têmporas também é indicado.


    Para dor de cabeça crônica, que se repete sempre, o ideal é a pessoa ter um caderninho onde possa anotar quando a dor aparece. A estratégia é identificar o gatilho que provoca a dor: alguns têm dor causada por chocolate, outros causada por laticínios. Se a pessoa anota as ocasiões em que teve dor, poderá fazer uma correlação com o que fez ou ingeriu antes. Assim, consegue uma forma mais simples de interromper um processo de dor.


    Depois que a dor já se estabeleceu, pode-se sempre tentar relaxar a musculatura, pois toda dor de cabeça traz um componente de contratura muscular associado. Se relaxamos a musculatura da nuca, da cabeça, conseguimos tirar um ativador importante da dor.


     A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que age de duas formas: no local da dor, onde causa uma reação anti-inflamatória e relaxamento da musculatura, e no bloqueio, em áreas do cérebro, da percepção da dor. A inserção das agulhas em diferentes locais do corpo alcança terminações nervosas específicas e acabam atingindo o sistema nervoso central.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2020 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus