• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    09/11/2019 09h33 - Atualizado em 09/11/2019

    Festival do Glória supera expectativas

    O 1º Festival Gastronômico de São João Batista do Glória, que aconteceu de 1º a 3 de novembro, no Parque de Exposições Antônio Abílio Soares foi, conforme a organização, um sucesso de público e de vendas. Com entrada gratuita, o evento que buscou valorizar o talento culinário e artesanal local, além de levar entretenimento para moradores do município e turistas recebeu 6 mil pessoas nos três dias movimentando só dentro do evento mais de R$260 mil.

    Organizado pela diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela prefeitura gloriense, o evento foi fruto de um trabalho realizado há vários meses por meio das reuniões mensais do conselho municipal e contou com parceiros como a Câmara Municipal de São João Batista do Glória, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a cooperativa de crédito Sicoob Saromcredi, a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o StudioEFE Comunicação.

    Conforme explicou o diretor municipal de Turismo, Leandro Garrossino, no primeiro dia de evento, na sexta-feira, participaram cerca de 1 mil pessoas, no segundo dia foram ao parque aproximadamente 4 mil pessoas, uma vez que teve a atração principal, o cantor Renato Teixeira e, no domingo, outras mil pessoas compareceram.

    “O festival contou com 30 expositores 30 dos quais 20 são de São João Batista do Glória e o restante convidados da região, inclusive de Vargem Bonita. Todos apresentaram pratos salgados, doces, bebidas e artesanato, além de a maioria dos produtos serem de agricultura familiar”, afirmou o diretor.

    Os expositores receberam estandes de 3 metros x 3 metros onde puderam decorar e oferecer seus produtos. “Os estandes todos juntos foram responsáveis pelo emprego direto de 90 pessoas, gerando em torno de R$260 mil. A administração municipal investiu em torno de R$120 mil e movimentou só dentro do evento o dobro disso. Não imaginávamos esta repercussão toda”, disse Garrossino.

    Ainda conforme explicou o diretor, o festival movimentou foi responsável pelo movimento de cerca de 30% do turismo nos dias do feriado de Finados. “São João Batista do Glória tem cadastrados 1.200 leitos que são destinados aos turistas e, seguramente, podemos garantir que 30% deste número foi absorvido durante os feriado para atendimento a turistas que escolheram o Glória como destino. Na minha pousada um casal já estava cotando para vir conhecer a região, porém, ao saber do festival, deixou para vir exatamente nesta data e já assumiu que no próximo ano será presença garantida”, contou.

    Além do movimento apresentado no parque com o festival, Garrossino afirma que houve um grande aumento em pousadas, hotéis, campings, no comércio em geral, bares da cidade. “Cerca de 80% do público era de turistas, que acabaram aproveitando também as cachoeiras durante o dia e durante a noite foram para o evento”, salientou.

    Para o diretor, o evento tende a se firmar no calendário municipal, pelo desejo dos organizadores de enfatizar a identidade mineira, como forma de promover a autoestima dos moradores e de acolher os turistas com tudo o que São João Batista do Glória tem de bom: a hospitalidade, a boa comida, a música alegre e a privilegiada beleza natural das serras e cachoeiras. 

    “O festival vem sendo pensado conjuntamente pela diretoria do Comtur, composta por empresários dos ramos de hospedagem que compreendem a importância de oferecermos atrativos culturais para os turistas, que já procuram nossa cidade para o ecoturismo”, comentam Márcio Aurélio, o Supla, presidente do Comtur, e Aline de Freitas Marques, a vice-presidente do Comtur e presidente da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de São João Batista do Glória (Adeglória), entidade que também apoia o evento. 

    A programação do 1º Festival Gastronômico do Glória incluiu show do cantor Renato Teixeira, apresentações de artistas regionais como Orquestra de Violas de Cássia e Banda Saudade da Zona, além de som mecânico com DJ e roda de samba.
     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus