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    17/10/2019 10h43 - Atualizado em 17/10/2019

    Equinox ganha força

    tecnologias também são os atributos do Chevrolet Equinox Premier para brigar entre utilitários esportivos médios

    No final de 2017, a Chevrolet desembarcou no Brasil o Equinox, importado do México para ocupar a lacuna deixada pelo Captiva na briga dos utilitários esportivos médios. Um ano após ter sido lançado no mercado brasileiro, o modelo estreou sua linha 2019 com mais equipamentos de série na versão Premier, a mais cara da linha - custa R$ 172.090 em configuração completa e não são oferecidos opcionais.

     

    Isso se vier na cor metálica Vermelho Glory, como o modelo testado, pois as cores sólidas Branco Summit ou Preto Global acrescentam R$ 1.100 ao preço e as metálicas Prata Switchblade ou Cinza Graphite agregam R$ 1.800 à fatura. A configuração “top” passou a sair de fábrica com sistema de detecção de pedestres com frenagem automática de emergência.

     

    Embora esteja longe de brigar pela liderança do segmento - emplacou, em média, 416 unidades mensais este ano -, o SUV produzido na cidade mexicana de San Luis Potosí funciona como uma espécie de “ostentação tecnológica” da marca.


    A plataforma modular D2XX é nova e estreou no Cruze de segunda geração. As dimensões são de 4,65 metros de comprimento, de 2,11 metros de largura, de 1,70 metro de altura e de 2,73 metros de entre-eixos. Em termos de design, as linhas imponentes remetem à assinatura visual dos outros modelos recentes da marca vendidos no Brasil. Lá estão a grade proeminente e os faróis em leds mais afilados, com detalhes cromados.

     

    O capô exibe alguns vincos, que contrastam com a lateral com predominância de superfícies lisas. As molduras dos vidros laterais também são cromadas e as rodas são de alumínio, de 19 polegadas. A traseira traz um aerofólio discreto (pintado na cor do carro), duas saídas de escape e uma moldura preta no vidro. No interior, o Equinox leva até cinco passageiros e 468 litros de bagagem.


    Um dos atrativos do Equinox está no trem de força, o mesmo nas duas versões disponíveis - além da Premier, há a de entrada LT, que custa a partir de R$ 151.390. Adota o mesmo motor 2.0 turbo que equipa o cupê Camaro. Ele atinge 262 cavalos e 37 kgfm de torque. É gerenciado por um câmbio automático de 9 marchas. Na tabela do Programa de Etiquetagem do Inmetro, o SUV da Chevrolet obteve médias de 11,2 km/l na estrada e 9,1 km/l na cidade - o motor não é flex e roda apenas com gasolina.


    Além do sistema de detecção de pedestres incorporado à linha 2019, a versão Premier do Equinox traz sistema de estacionamento semiautomático e sistema de tração integral acionado pelo painel - sem habilitá-lo, o SUV usa apenas tração dianteira. Suspensão independente nas rodas traseiras, controle de estabilidade e de tração, ar- condicionado de duas zonas, chave presencial, farol alto automático, tampa traseira elétrica - pode ser aberta a partir de sensores de movimento - e faróis full-led também são de série.

     

    Seis airbags, auxílio de partida em rampa, controle de velocidade em descida, alertas de colisão sonoro, por vibração no banco e visual, sistema de frenagem automática de emergência, monitor de pressão dos pneus, sensor crepuscular e de chuva, carregador de smartphone por indução, sistema multimídia com Bluetooth, navegação por GPS, controle de velocidade de cruzeiro, sistema de partida remota do motor e banco com regulagem elétrica e duas posições de memória complementam o robusto pacote de equipamentos.

     

    A altura elevada da cabine e o entre-eixos de 2,73 metros beneficiam o habitáculo, que parece ainda maior com o amplo teto solar aberto. O espaço para cabeças, ombros e pernas é generoso e os assentos têm boa ergonomia. O piso plano melhora o conforto dos ocupantes traseiros, que também contam com saídas de ar-condicionado específicas. Os comandos são bem localizados e com utilização intuitiva.


    A central multimídia é bem completa, dentro da atual tendência de conectividade, e inclui GPS. O pacote OnStar ajuda a simplificar a vida. Há bons nichos para objetos no interior do veículo. O porta-malas leva 468 litros, mas pode chegar a 930 litros com os bancos traseiros rebatidos. Revestimentos de couro e materiais agradáveis ao toque predominam. A mistura entre o tom cinza e o preto é sóbria e elegante.

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