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    07/10/2019 09h57 - Atualizado em 07/10/2019

    Courrèges sustentável brilha na Europa

    Na temporada de lançamentos europeus, as conquistas pela sustentabilidade foram desfiladas pela marca Courrèges, numa parceria importante com o instituto brasileiro de Oskar Metsavaht

    Wagner Penna - Especial para a Folha

    A onda da sustentabilidade na moda vai ganhando espaços e conquistando o lugar que, antes, era plenamente ocupado apenas pelo luxo e ostentação. Melhor para a natureza e para os que têm juízo e se preocupam com o futuro do planeta.


    Um dos pioneiros nesse assunto, dentro do circuito fashion, foi o empresário e designer Oskar Metsavaht, cuja marca Osklen é reconhecida como grife sustentável, e criou o Instituto-E para pesquisas ecológicas relativas à produção de moda. Um desses resultados foi a utilização do couro de peixe e escamas de pirarucu da Amazônia como matéria-prima. Além dessa, várias outras inovações importantes devem-se ao Intituto-E.


    Nessa temporada de lançamentos europeus (que terminou com os desfiles de Paris), tais conquistas foram desfiladas pela marca Courrèges (que sempre é lembrada pelo vanguardismo), numa parceria importante com o instituto brasileiro. Com esse material (chamados e-fabrics), desfilaram shorts, calças & mais incentivando boas práticas sustentáveis e criando o chamado Novo Luxo.

     

    PONTO-FINAL

    O mês de outubro entrou com muitas esperanças no ‘mondo moda’ mineiro. Para começar, o movimento BH.à.Porter, que aconteceu durante setembro com os lançamentos finais da temporada, foi um sucesso.

    E também porque, daqui a poucos dias (entre 22 e 25), vai ao ar a Minas Trend - com os lançamentos do inverno 2020 – no Expominas, em Beagá. Junto com a feira, tem Congresso Internacional da Abit e, uma semana antes, a Feira do Empreendedor (Sebrae). Enfim, movimentação geral.


    VAIVÉM

    • O empresário Alexandre Birman marcou um belo tento, abrindo parceria da sua Arezzo com os tênis Vans – a marca mais ‘cool’ do momento neste segmento. Indica, também, um novo caminho da grife de origem mineira, que já detém o primeiro lugar em vendas em acessórios femininos – sapato & bolsas à frente.

    ***

    • A próxima edição do São Paulo Fashion Week – N.48, acontece de 13 a 18 de outubro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. O evento é uma co-realização da IMM e IN-MOD – Instituto Nacional de Moda e Design. Para o diretor criativo do evento, Paulo Borges, “o São Paulo Fashion Week celebra a potência da criação como expressão viva e afetiva das pessoas em sintonia com o tempo presente.”

    ***

    • Nesta temporada, duas marcas fazem sua estreia: Ângela Brito e Isaac Silva. Interpretando raízes afro de maneiras distintas, ambos trazem em seu discurso a pluralidade e a liberdade através da moda, com muita sensibilidade. “É exatamente esta riqueza de criações e visões que buscamos na curadoria de marcas quando pensamos o evento”, comenta Paulo Borges, Diretor Criativo do SPFW.
    • Ao todo, são 26 marcas lançando suas coleções na temporada. O evento abre no domingo à noite (13), com o desfile da Ellus ocupando a Praça Antonio Prado em frente ao Farol Santander, no Centro Histórico de São Paulo.

    ***

    • As atitudes politicamente corretas começam a incomodar os criativos de todo o planeta, pois acabam funcionando como uma espécie de censura ao ato de criar. O argumento é dos estilistas Hedi Slimane e Anthony Vaccarello (da grife Yves Saint-Laurent). Disseram que o problema de racismo e de misoginia está nos olhos de quem vê. A repercussão foi enorme. 

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