Com o passar dos anos a variedade de utensílios e produtos de limpeza doméstica aumentaram muito. Temos utensílios e produtos para tudo. Limpar forno, limpar alumínio, desinfetantes, desengordurantes, detergentes, sabões líquidos, esponjas e escovas de vários tipos, vassouras de vários tipos, baldes com esfregão, ou seja, a tecnologia a serviço do conforto.
Porém este conforto todo está degradando ao meio ambiente. A facilitação na limpeza muitas vezes nos oferece produtos que desde sua fabricação até a sua utilização agridem ao meio ambiente de formas irreversíveis.
Utilização e Limpeza
A compra e a utilização de produtos sem a preocupação com a sua composição química, fabricação, embalagem, armazenagem e transporte é uma irresponsabilidade.
Devemos fiscalizar todos os produtos que consumimos, afinal, quem determina o que será vendido somos nós consumidores. Se um produto não estiver vendendo será reformulado ou não será mais fabricado, mas se um produto é ótimo de venda, será fabricado cada vez mais e mais, sem a real preocupação com o meio ambiente.
Somente os órgãos de fiscalização não conseguem inibir a fabricação de produtos de má qualidade. E os produtos que há anos estão no mercado, que seguem as normas de fabricação, mas que são também nocivos ao meio ambiente, devem ser avaliados pelos consumidores antes de serem consumidos. Afinal a utilização indiscriminada desses produtos nos levou ao caos que temos hoje em dia em nossos rios, lagos e mares.
Esgoto e Limpeza
Muitos municípios brasileiros, não tem tratamento de esgoto o que piora e muito a poluição ao meio ambiente. Produtos químicos são jogados indiscriminadamente e sem tratamento nos rios, acabam com a fauna e a flora existentes ao longo destes.
Comunidades ribeirinhas perdem seu sustento por causa da poluição. Pessoas adoecem através do consumo de peixes e/ou água contaminada.
O problema com tratamento de resíduos em nosso país é grave, oneroso e complexo, então, devemos fazer nossa parte com urgência. O consumo consciente é o começo para uma real mudança no cenário brasileiro atual. Afinal o que é limpeza de verdade se no fim o que estamos fazendo é jogar toda nossa sujeira misturada aos produtos químicos em nossos rios, lagos e mares?
VANESSA DA SILVA REIS é Engª Ambiental em Passos