• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    30/09/2019 10h31 - Atualizado em 30/09/2019

    Aprenda como usar quadros na decoração

    Composições estão em alta, mas há uma variedade de formas que podem decorar qualquer ambiente

    Ao pensarmos em decorativos que fazem a composição com outros objetos, os quadros também são uma ótima maneira de marcar a personalidade dos moradores. Ao escolher um quadro para o ambiente, é preciso levar em consideração a parede em que ele ficará e o tamanho do espaço. Aprenda como usar quadros na decoração.


     “Junto com o mobiliário e o restante dos itens de decoração, os quadros ajudam a criar composições harmoniosas. Eles podem balancear em relação aos volumes, chamar nossa atenção para um determinado ponto, trazer cores que irão combinar ou até contrastar com o restante do espaço”, disse a arquiteta Renata Zacharias.


     Segundo ela, se o local for com tons neutros, é possível abusar mais nas cores. Já uma composição de quadros em preto e branco dará um ar mais moderno. “Pode ser uma forma muito simples de enriquecer o ambiente com mais personalidade”, explicou.


     Qualquer cômodo pode receber quadros, garantiu a profissional. O importante é saber dosar. Um lavabo, por exemplo, ficará mais interessante com apenas um ou dois quadros, em uma das paredes, para não carregar muito o pequeno espaço.

    Como colocar os quadros

    Outra dica de como usar quadros na decoração diz respeito à altura. Deve ser fixado na altura dos olhos do observador, em média 1,60 metro. Se o pé direito do ambiente for muito alto, pode ficar acima dessa altura. Porém, se existir porta ou janela próxima, use a altura da verga como o limite da altura do quadro, pois ela funcionará como uma linha que irá delimitar o espaço.


    Para áreas grandes, use um quadro maior, proporcional ao espaço. Quadros menores deixam o ambiente mais intimista, e são geralmente usados em uma área onde uma pessoa pode chegar perto para ver seus detalhes.


    “Colocar só um quadro torna o local de destaque mais pesado do que dois quadros próximos, porém ambos tendem a deixar o ambiente mais clean. Três quadros deixam o local harmonioso. Um número maior de elementos pequenos geralmente remete a algo com o estilo mais retrô”, ressaltou Renata.


    Por último

    A arquiteta Maluh Amorim acredita que para obter uma composição agradável é importante adequar os quadros a todos os outros objetos e peças existentes no espaço.


    “O ideal é deixar para escolhê-los por último. Se a decoração que está sendo feita for com cores mais fortes, o bom senso nos leva a optar por quadros mais neutros, e vice-versa. Lembrando sempre que o importante é a harmonia entre todos os elementos”.


    Maluh explica que a tendência hoje é fazer composições de quadros com formatos, tamanhos e estilos diferentes. “E também usar dípticos ou trípticos, e fotografias coloridas ou em preto e branco”. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus