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    30/09/2019 10h13 - Atualizado em 30/09/2019

    Vestidões começam a ganhar as ruas

    Como tudo na moda, a amplidão vai pegando e fazendo a festa das tecelagens e marcas ? pois é uma peça com maior valor e preço agregados

    Wagner Penna - Especial para a Folha

    O inverno acabou e o verão já se anuncia com dias cada vez mais quentes. Paradoxalmente, as ruas começam a ganhar peças cada vez mais longas – com vestidões até os pés, mangas e fechamentos que o frio sugeriu e o verão acatou.

     

    Nos acontecimentos sociais (desde jantares a almoços, passando por reuniões ao ar livre), o vaivém de saias longas, babados em profusão e tudo que consome muito tecido vai dando um toque novo (e surpreendente) à moda atual. Para algumas, significa conforto e descontração. Para outras, uma imposição de modismo que os balneários europeus ‘exportaram’ para cá.


    O certo é que, como tudo na moda, a amplidão vai pegando e fazendo a festa das tecelagens e marcas – pois é uma peça com maior valor e preço agregados. Para nós, essa ‘tendência’ mostra como a moda é flexível e democrática.

     

    VAIVÉM

    A agenda da Minas Trend (que acontece no Expominas, BH, entre 22 e 25 de outubro, com o inverno 2020) está bacanésima. Para começar, o stylist Paulo Martinez voltou ao assunto e vai coordenar os desfiles do evento. Além disso, tem o Congresso Internacional da Abit anexo à feira de moda. E para terminar, tem palestras ótimas – como a que será feita com o tema “Moda com Propósito’, no dia 23

    ***

    A São Paulo Fashion Week tem novidades das grandes para sua próxima edição. É que o evento volta ao pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, local bem melhor e adequado à dimensão do assunto. A turma aplaudiu esse retorno

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    A expansão da base da pirâmide social está favorecendo quem trabalha com moda mais acessível. Assim, as grandes redes de varejo fashion faturam melhor, passam a valer mais e crescem. Os caixas de Riachuelo, C&A e Renner estão brilhando – dizem os especialistas econômicos. Amém

    PONTO-FINAL

    A sustentabilidade na moda vai ganhando espaços – junto com a gritaria geral pelo mundo afora em torno das questões ambientalistas. Uma moda sustentável era considerada, até aqui, cara demais para entrar na produção das grandes marcas. Agora, diz que o publico já se dispõe a pagar por essa diferença – e a roda começou a funcionar. Pelo menos, nos países ricos onde o dinheiro forte permite essa opção. Por aqui, somente as micro-marcas , geralmente de estilistas iniciantes, conseguem se manter assim.

    SUSTENTABILIDADE

    Indústria da moda tenta limitar danos ambientais 

    A moda tem objetivo de fazer você se sentir bonito e bem consigo mesmo. Agora a indústria fashion está finalmente adotando medidas para criar o mesmo efeito no planeta. A indústria da moda é uma das mais prejudiciais do mundo, sendo responsável por cerca de 10% de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa, de acordo com a Oxfam.


    Algumas marcas estão tentando cortar desperdícios e ser mais sustentáveis, como a Badgley Mischka, que está alterando o processo de produção de seus itens. “É um negócio diferente do que era, até mesmo há cinco anos. As fábricas que usamos são fábricas de produção sem desperdícios, onde tudo é reciclado”, disse o designer Mark Badgley.


    A Studio 189 apresentou em Nova York na semana passada sua coleção de roupas tingidas naturalmente, com inspirações africanas, e produzidas em colaboração com comunidades de Gana.

    “Precisamos ter esta conversa na indústria da moda mais do que qualquer outra coisa”, disse a atriz Rosario Dawson, cofundadora da empresa, junto com Abrima Erwiah, ex-executiva da Bottega Veneta. A empresa tenta criar empregos e apoiar educação em parceria com a Iniciativa de Moda Ética das Nações Unidas. 

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