• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    26/09/2019 11h05 - Atualizado em 26/09/2019

    2020 será dos médios

    Pelo menos três novidades dos SUVs estreiam no ano que vem para desafiar o líder Jeep Compass

    Rafaela Borges - Especial para o Folha Motors

    Depois da enxurrada de SUVs compactos que chegou ao Brasil nos últimos anos, as montadoras começam a investir no segmento de utilitários médios. O principal alvo do grupo, que terá pelo menos três integrantes, é o Jeep Compass, líder de vendas do segmento. Para 2020 estão confirmadas as estreias de Volkswagen Tarek, Ford Territory e Caoa Chery Tiggo 8.


    O Tarek será feito na Argentina e deverá ter motor 1.4 TFSI de 150 cv que já equipa modelos como o sedã Jetta e os SUVs Tiguan e T-Cross. O novato será posicionado abaixo do Tiguan e contará com a ajuda do irmão para tentar superar o Jeep em ação conjunta.


    Do Tiggo 8, a principal vantagem serão os sete lugares. O SUV da Caoa Chery vai ser feito em Anápolis (GO) e terá motor 1.6 turbo com injeção direta e 200 cv de potência. É grande a possibilidade de o modelo trazer sistema de reconhecimento facial, tecnologia presente apenas em carros bem mais caros. O preço deverá ficará entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.


    O Territory virá da China provavelmente com motor 2.0 de 178 cv, o mesmo da linha Focus. O Ford estreia no Brasil no primeiro semestre de 2020 tendo o preço, estimado em cerca de R$ 110 mil, como maior vantagem ante o Compass, que parte de cerca de R$ 117 mil.


    A Jeep não está de braços cruzados diante da concorrência. A marca prepara várias novidades para o Compass. Uma das mais esperadas é um motor turbo para substituir o atual 2.0 flexível. Por ora, o turbocompressor só é oferecido no quatro-cilindros a diesel.


    O novo propulsor poderá equipar outros modelos feitos pela FCA em Goiana (PE), como o Jeep Renegade e a Fiat Toro. Há rumores também sobre o desenvolvimento de uma versão de sete lugares do Compass.


    Lançado em 2016, o Compass logo assumiu a liderança de vendas do segmento. Desde então, vieram os renovados Peugeot 3008, Honda CR-V, Toyota RAV4 e Volkswagen Tiguan, além do Chevrolet Equinox.


    Apenas um dos novatos obteve números relevantes de vendas. Trata-se do Tiguan, que mensalmente soma entre mil e 1.300 emplacamentos. É pouco perto do Jeep, cuja média de vendas em 2019 gira em torno das 5 mil unidades por mês. Mas trata-se de um número considerável para ser somado ao do futuro Tarek.

     

    Utilitários cada vez mais esportivos

    Ao lançar o EcoSport, em 2003, a Ford inovou: era um utilitárioesportivo baseado em carro compacto de baixo custo. O sucesso da solução acabou lançando tendência, que levou a concorrência a trabalhar em rivais para o SUV. A reação demorou: os principais oponentes do Eco levaram mais de dez anos para chegar. No segmento de SUVs de marcas especializadas em esportivos, a Porsche desempenhou papel semelhante ao da Ford.


    Foi a fabricante alemã que deu início – com o Cayenne, em 2002, a uma tendência que gera cada vez mais adeptos: as montadoras especializadas em carros esportivos que aderem ao segmento de SUVs. Depois de Lamborghini e Ferrari (leia mais abaixo), chegou a vez de a fabricante de hipercarros Bugatti anunciar que terá um utilitário-esportivo.


    Ou, ao menos, um conceito muito semelhante ao de SUVs. CEO da Bugatti, que assim como Porsche e Lamborghini faz parte do Grupo Volkswagen, Stephan Winkelmann disse que a montadora francesa trabalha em um modelo que será capaz de “rodar no fora de estrada de vez em quando”.


    Para a Bloomberg, Winkelmann disse que esse carro terá quatro lugares. Falou ainda que a Bugatti procurar financiamento para viabilizar o modelo, que definiu como “sexy”.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus