• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    26/09/2019 05h00 - Atualizado em 25/09/2019

    Estações, Clima, Meio Ambiente, Adaptação

    Meio Ambiente

    Vanessa da Silva Reis - Especial para a Folha

    Antigamente, tínhamos as quatro estações bem definidas em nosso calendário anual, atualmente, esta mais difícil identificá-las. Conseguimos identificar dias de sol intenso, dias de chuva e dias frios. Em alguns estados, como São Paulo, por exemplo, podem ocorrer as três situações em apenas um único dia.


    Entre os estudiosos há os que defendem que ás mudanças climáticas vem em decorrência das agressões antrópicas sofridas pelo meio ambiente, outros defendem a ideia de que isso ocorreria naturalmente, pois faz parte do ciclo natural do planeta o aquecimento global, a desertificação, as inundações, etc.



    Clima

    O que podemos aprender com estas mudanças climáticas? Pesquisadores, biólogos, engenheiros (florestal, ambiental, agrônomo, químico, etc), produtores rurais, enfim, todos os que de alguma forma tem as alterações climáticas agindo diretamente em suas profissões, procuram estudar formas de aproveitar essas variações.

    Espécies que não podiam ser plantadas em lugares frios, já conseguem ser plantadas no sul do país, e ao contrário também já ocorre. Claro que isto tem a ver também com muito estudo e pesquisa. Porém com o clima cada vez mais quente e o inverno cada vez mais rigoroso, porém curto, nos abre novas possibilidades.

     


    Meio Ambiente, Adaptação

    A flora e a fauna sofrem com essas alterações e tentam se adaptar, algumas espécies não conseguem e acabam extintas, pois ficam sem o mínimo de recursos para sua sobrevivência.

     

    As alterações climáticas sempre irão ocorrer, porém as intervenções humanas fazem com que o meio ambiente não esteja preparado para se recuperar após uma queimada ou alagamento. Queimadas sempre ocorreram na natureza de forma natural, inundações também, porém quando é causada pelo homem em lugares que já estão degradados a recuperação natural se torna impossível.


    Todos reclamam das temperaturas extremas, seja muito frio ou muito calor. Nosso país é privilegiado, pois mesmo no calor intenso, como no nosso município, ocorrem chuvas. Essa é a hora de mudarmos nosso comportamento e aprendermos de uma vez a armazenar água da chuva, fazer hortas em casa, colocar água para os pássaros, plantar árvores, manter terrenos sempre limpos, ou seja, aprender a viver preparado para qualquer situação, cuidando sempre do que a natureza nos deu. Água parada traz doenças mas água bem utilizada e limpa traz economia, vida e preservação.


    VANESSA DA SILVA REIS é Engª Ambiental em Passos Mg
     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus