• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    19/09/2019 13h07 - Atualizado em 19/09/2019

    Praças, Lixo, Resíduos, Revitalização

    Meio Ambiente

    Vanessa da Silva Reis - Especial para a Folha

    Algumas praças em Passos estão cada vez mais abandonadas. Sem verbas a Prefeitura apenas consegue fazer a retirada do lixo e a poda a cada quatro meses ou mais. Infelizmente a culpa é de cada um de nós que faz com que esses espaços se tornem depósitos de lixo.

    Pessoas deixam roupas, sapatos, pneus, vidros em geral, móveis e eletrodomésticos quebrados, colchões, enfim, tudo que deveriam descartar de forma ambientalmente correta é deixado nas praças ou em terrenos vazios.


    Lixo, Resíduos

    Com o passar dos anos vimos que só o poder público jamais irá conseguir suprir as necessidades da população no que diz respeito ao descarte correto e tratamento de resíduos. Politicas públicas devem ser aplicadas para que haja a educação ambiental de toda a população, porém, se não houver uma mudança de comportamento de todos continuaremos com o descarte incorreto em terrenos vazios e praças públicas.

    O que geralmente decorre do acúmulo de “lixo” em local inadequado é o aumento no número de animais peçonhentos, mau cheiro, bueiros entupidos, enchentes, contaminação da água e do solo, ruas imundas e doenças decorrentes da poluição e contaminação da água, do solo e do ar.


    Alguns moradores, para “solucionar” o problema, acabam queimando o lixo acumulado nesses locais, prejudicando o solo, o ar e as raízes das árvores. Que com o passar do tempo apodrecem e caem, colocando a população em risco.


    Revitalização

    Com o aumento da temperatura as praças arborizadas amenizam o calor e auxiliam ao ciclo ecológico. Experimente colocar água para os pássaros, plantar flores, arbustos, árvores, irrigar, evitando desperdício de água e compostar restos de folhas e gravetos. Assim os lugares ficarão limpos e arborizados.


    Pessoas que moram próximas às praças deveriam limpar, cuidar, plantar, proteger e mobilizar outras pessoas para a revitalização desses espaços. Colocar placas como: “proibido jogar lixo”, “aqui só jogamos sementes”, enfim, incentivar e mostrar as pessoas que prevenir e cuidar só traz benefícios.


    Esse trabalho não é fácil, rápido e barato, porém não é impossível e se torna bem mais fácil e prazeroso se todos ajudarem. Cada um doando um pouco do seu tempo, fazendo a sua parte, para que no futuro todas as praças estejam revitalizadas.
     

    VANESSA DA SILVA REIS é Engª Ambiental em Passos MG

     

     

     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus