• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    03/09/2019 11h31 - Atualizado em 03/09/2019

    Valseando Palavras

    PAULO NATIR - Especial para a Folha

    “Vou apalpando as palavras/ Lentamente/ Sem saber bem onde elas estão/ Não desisto/ Insisto!!/ E apalpando-as novamente/ Suavemente/ Enquanto elas falam ao meu coração”.


    O título desse texto é de uma belíssima poesia de autoria da artista plástica, escultora e escritora Yara Oliveira – membro fundadora da Escritores & Cia. (Associação dos Escritores de Passos e Região).


    Yara e outros 20 membros da Escritores & Cia fizeram o lançamento da 3ª Antologia da associação, no último dia 25, no Mercadão Municipal, durante a realização da 4ª Flipassos (Feira de Literatura de Passos) – edição jornalista Carlos Alonso Parreira.


    Na semana passada – entre os dias 27 e 31 de agosto – a comunidade de Passos e região respirou literatura e pôde acompanhar mais de cem atrações culturais – todas ligadas à arte e, principalmente, à literatura.


    O engajamento das escolas municipais, estaduais, públicas e particulares de ensino superou todas as expectativas e contribuiu demais para o grande sucesso da feira de literatura passense.


    Um exemplo encantador das instituições de ensino de Passos e região veio da querida Escola Municipal Francina de Andrade. Por lá, alunos ainda muito novinhos – crianças de 8 anos – tiveram a oportunidade de produzir seus primeiros livros e, ainda, realizaram o lançamento de suas obras durante a Flipassos.


    Atualmente, a Escritores e Cia. conta com 25 membros. São profissionais liberais, aposentados, educadores, artistas, amantes da literatura que se uniram desde 2012 com o objetivo de discutir a atividade literária da cidade de Passos e região.


    Além da 4ª Antologia, muitos membros integrantes da Escritores & Cia. já possuem diversos livros publicados e tiveram a oportunidade de expor suas obras durante a Flipassos. A escritora Yara Oliveira, por exemplo, escreveu a linda trilogia “Simplesmente Yara I, II, III”, além do livro infantil “Uma Floresta de Caneta”.


    Um grande exemplo da grandeza da Escritores & Cia vem do meu amigo, escritor e memorialista Sebastião Wenceslau Borges. Ele já tem três livros publicados: “Memoriando”, “Proseando” e “Férias na Roça”. É colunista desta Folha, flamenguista roxo e já participou de várias antologias. Um de seus livros mais procurados (“Memoriando”) já está em sua 5ª edição. A obra é um verdadeiro tesouro arqueológico de Passos e região.


    Apesar do megassucesso da 4ª Flipassos, a feira ficou de luto durante todos os dias. Morreu um dos principais incentivadores e apoiadores da Escritores & Cia., Antônio Vicente da Silva - taxista na Praça do Rosário e marido da premiada escritora, idealizadora e fundadora da Escritores & Cia., Hilda Mendonça.

     

    Esse triste acontecimento, muito inesperado, afastou Hilda de todas as atividades da feira de literatura passense. Contudo, acadêmica, Hilda estará sempre presente em qualquer lugar que ousar falar a palavra literatura. 


    Como o assunto chegou à posteridade, com muito pesar, vamos rezar para a família Avelar. Num instante de poucos dias, essa bela família perdeu dois de seus membros: José e Antônio Nunes Avelar. Primeiro foi o José – ele teve por muitos anos um armazém no bairro São Francisco (Candeias), e ontem morreu o Toninho – que tinha uma propriedade rural na Nova Barra. Um grande abraço no corações de todos os familiares – lembrando sempre que nosso espírito é imortal e permanece eternamente. Boa semana a todos.

     

    PAULO NATIR é jornalista 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus