• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    29/08/2019 11h19 - Atualizado em 29/08/2019

    Reflorestar, Florestar, Degradação Ambiental, Ecossistema

    Meio Ambiente

    Vanessa da Silva Reis - Especial para a Folha

    Reflorestar é a atividade ou ação ambiental de plantar árvores e demais vegetações em zonas que foram desmatadas, seja por forças da natureza (incêndios, tempestades, etc.) ou por influência humana (queimadas, construções de barragens, exploração mineral ou madeireira, pastagens, etc.).


    Reflorestamento pode ocorrer por vários motivos, tais como, a captação de gás carbônico, a tentativa de recuperação do ecossistema original com mudas nativas, para minimizar os impactos ambientais, para interesses sociais ou para recuperação e proteção de nascentes.

    Florestar

    Florestar significa o plantio em áreas onde, historicamente, não havia floresta. Usado geralmente para fins comerciais tem como objetivo aumentar a produtividade florestal de determinado local.


    Espécies econômicas é o objeto de plantio, tais como eucalipto, pinus, coníferas, erva-mate e canela.
    A plantação de eucalipto e pinus são populares devido ao seu rápido crescimento e a sua diversidade de utilização. Dentre as suas utilizações estão à fabricação de móveis, o carvão vegetal, materiais para construção civil, essências e papel e celulose.


    Há também a extração da resina de pinus que transformada em terebintina e breu é utilizada na fabricação de solvente de tintas, vernizes, cânfora sintética, cosméticos, pneu, colas para papel, borracha e adesivos, entre outros.

    Degradação Ambiental
    .
    A construção de hidrelétricas, rodovias, minerações, barragens, indústrias, as atividades como agricultura e pecuária, a expansão urbana, a exploração de madeira, resultam em grandes taxas de degradação ambiental e na destruição dos ecossistemas. Nesses casos os ecossistemas não são capazes de se recuperar sozinhos.


    A dificuldade em regenerar um ecossistema degradado é exatamente reflorestar com espécies nativas o local para que a fauna e a flora se reestabeleça o mais parecido com a forma original, ou seja, a mata nativa.


    Ecossistemas são complexos e funcionam perfeitamente desde que não haja a degradação ambiental.


    Devemos sempre lembrar e proteger as florestas que nos trazem diversos benefícios como a captação de CO2 da atmosfera, aumento da qualidade do solo, proteção contra erosão, diminuição do escoamento superficial, regulação climática, perpetuação de espécies, biodiversidade e a manutenção dos corpos hídricos.


    Prevenir é sempre melhor e mais eficaz do que remediar.


    VANESSA DA SILVA REIS - Eng.ª Ambiental em Passos MG
    vanessareisambiental@yahoo.com.br 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus