• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    13/08/2019 09h14 - Atualizado em 13/08/2019

    Profissionais falam sobre uso excessivo de redes sociais

    AÇÃO É VOLTADA PARA O PÚBLICO ACIMA DE 12 ANOS E INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ O DIA 22. ENTRADA É UM QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL, QUE SERÁ DIRECIONADO À APAE

    A Unimed Sudoeste de Minas promove no dia 26 de agosto a palestra “‘A realidade por trás da vida perfeita nas redes sociais’’, no auditório da Unimed. De acordo com a enfermeira Emilaine Pereira Custódio, coordenadora de Enfermagem do Programa Viver Bem, a ideia de realizar uma palestra com este tema surgiu devido à observação clínica da equipe multiprofissional do Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed.

     


    “No dia a dia de atendimentos, percebemos um aumento de pacientes com quadros de ansiedade e outros sintomas relacionados ao excesso de uso das tecnologias, especialmente das redes sociais. Isso nos despertou para a necessidade de debater este tema junto a população, de modo a trazer orientações que possam ajudar a lidar melhor com estas formas de comunicação. Estes sentimentos , quando não tratados adequadamente, podem gerar situações mais graves, como tentativas de autoextermínio”, detalha.

     


    O evento contará com uma abertura e música para ambientação pelo psicólogo Felipe Neri, em seguida, a médica psiquiatra Cláudia Kallas Gonçalves apresentará o tema “Suicídio”. O psicólogo Dener Fraga Leite falará sobre o tema “Como externar os sentimentos na sociedade atual” e a psicóloga Mariana Parreira Lemos abordará “Fatores de risco e tratamento para depressão grave e tentativa de autoextermínio”. Fechando o evento, a psicóloga Maria Luiza Passianotto falará sobre o tema “Apoio Familiar”.

     


    De acordo com o psicólogo Dener Fraga Leite, a dependência do uso das redes sociais pode ser observada em adultos e crianças. “ Nos dias atuais, é compreensível a necessidade, porém o uso exagerado produz um desequilíbrio psicossocial em consequência da falta de outras vivências. Identifica-se, em relatos de pais e em observações em locais públicos, a falta de diálogo entre família e amigos o que distancia as pessoas e prejudica a afetividade e a humanização”, considera.

     


    Ainda segundo o psicólogo, algumas dicas podem melhorar o uso destas ferramentas. Com crianças, é preciso definir horários para o uso e também manter diariamente um tempo para interações não virtuais entre os familiares e amigos, assim como avaliar conteúdos de acesso de acordo com a idade. “ Entre os adultos é preciso aprofundar o entendimento dos motivos que levam a este comportamento. Compreendo que alguns dos fatores do uso excessivo são as frustrações ou dificuldade de realização pessoal. Portanto, o autoconhecimento ajuda identificar e desenvolver estas facetas da personalidade, contribuindo para maior equilíbrio e saúde psicossocial”.

     


    Ainda segundo a enfermeira Emilaine Custódio, a cooperativa de trabalho médico pretende continuar o trabalho de conscientização sobre os impactos psicológicos do excesso de exposição às redes sociais. “Além de manter as orientações nos atendimentos de rotina, pretendemos inserir o assunto em outros eventos a serem realizados pela Unimed Sudoeste de Minas, como por exemplo, nos encontros com pais de crianças e adolescentes”, finaliza.

     


    O auditório da Unimed fica na Avenida Dr. Breno Soares Maia, 264, no bairro Belo Horizonte em Passos. As inscrições são abertas para o público em geral, inclusive não clientes Unimed, desde que maiores de 12 anos e podem ser feitas até o dia 22 de agosto pelo telefone (35)3529-2636 ou e-mail viverbem@unimedsudoestemg.coop.br.

     


    As vagas são limitadas e a entrada do evento é um quilo de alimento não perecível. As doações serão direcionadas para a Apae de Passos.  

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus