• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    08/08/2019 09h25 - Atualizado em 08/08/2019

    Coleta seletiva, reciclagem

    Meio Ambiente

    Vanessa da Silva Reis - Especial para a Folha

    O que falta em nosso município para implantação de um sistema de reciclagem?
    Nesta coluna já abordamos o tratamento de resíduos orgânicos, coleta e reciclagem de aparelhos eletrônicos, resíduos de marcenaria, resíduos de construção civil, descarte de esmaltes, descarte de tecidos, coleta e reciclagem de pneus, uso de sacolas de plástico, implantação de coleta seletiva, prática de queimadas, descarte de óleos lubrificantes, reuso da água, descarte de lixo hospitalar e reaproveitamento e descarte de vidros.

    Lixo Hospitalar

    Dentre todos esses assuntos o único que nosso município faz de forma correta, porém parcial é a coleta de lixo hospitalar, pois somos referência em tratamento médico hospitalar.

    E faz de forma parcial por que exatamente a parte que cabe a população não é feita corretamente, pacientes que fazem tratamentos em casa descartam o lixo hospitalar de forma incorreta e irresponsável.

    Lei, atitude, iniciativa

    Mas e os outros, por que não fazemos?
    Falta à população ser mais ativa, cobrar e dar exemplo, ter iniciativa e ir atrás das soluções para que possamos nos enquadrar na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

     

    Esta contém as diretrizes e soluções para os principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do descarte e manejo inadequado dos resíduos sólidos.


    Quando assistimos matérias como a que foi ao ar dia 05 de agosto no Jornal Nacional ficamos chocados, mas o que estamos fazendo para mudar essa realidade?

    Soluções, educação ambiental

    Muitos dos nossos problemas ambientais e sociais seriam resolvidos com a implantação da coleta seletiva. Municípios vizinhos como Carmo do Rio Claro já implantaram esse sistema. Tratam os resíduos gerando emprego, renda e educação ambiental para a população.


    Precisamos educar a população através de ações objetivas que tenham como prioridade ensinar a importância do tratamento de resíduos e expor os problemas decorrentes da falta deste tratamento.


    Nossas praças e áreas verdes estão virando depósitos de lixo. Nossos rios, córregos e cachoeiras estão poluídos. Precisamos encarar a nossa realidade e mudá-la com urgência.


    VANESSA DA SILVA REIS é engenheira Ambiental em Passos MG

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus