• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    01/08/2019 10h20 - Atualizado em 01/08/2019

    Vidros, Reutilização,Comércio

    Meio Ambiente

    Vanessa da Silva Reis - Especial para a Folha

    Vidros são usados em embalagens de bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos, entre outros.


    Enquanto refrigerantes e sucos trocaram a maioria das suas embalagens de vidro por plástico e/ou tetra pak as cervejas apostam sempre nas embalagens de vidro. Cada vez mais surgem novas marcas, com sabores e embalagens mais atrativas. Porém cada vez mais as embalagens se tornam descartáveis e não retornáveis.


    Embora o comércio trate as garrafas de vidro como descartáveis as mesmas não são biodegradáveis e devido à falta de captação deste material para reciclagem estas acabam em lixões ou aterros sanitários.

    Reutilização

    A reutilização do vidro para produção de novas embalagens é viável, porém os vidros encaminhados para reciclagem não podem conter pedaços de espelhos, cristais, lâmpadas e vidro plano (usados na construção civil e em automóveis). O vidro reciclado também é usado na fabricação de fibra de vidro, material usado em capacetes, pranchas de surf, parte de automóveis e aviões.


    A forma como descartamos o vidro no lixo comum é que faz com que ele se torne um poluidor ambiental. Devemos juntas as garrafas e levar até os centros de reciclagem, cooperativas ou centros de artesanato, enfim lugares que darão destino correto a este tipo de material.


    A exigência principal para a reciclagem do vidro é separar por cores, e estar livre de impurezas como já citei anteriormente. Um quilo de caco de vidro se bem separado e limpo pode se tornar um quilo de vidro novo e reutilizável.

    Comércio

    As indústrias deveriam ter um trabalho junto aos pontos de comércio para a captação deste material para reciclagem.

    Muitas vezes o descarte incorreto é feito devido à falta de locais para a entrega do material. Enquanto estamos longe da total e funcional logística reversa devemos fazer nossa parte e não descartar nada de vidro no lixo comum, desde vidros quebrados até garrafas de bebidas intactas.

    Reúna seus amigos, vizinhos, procure as cooperativas e descarte vidros de forma correta. A reutilização reduz o consumo de água e energia, envolvidas no processo de fabricação, evita acidentes com o descarte incorreto e não polui o meio ambiente.

    VANESSA DA SILVA REIS é Eng.ª Ambiental em Passos MG E-mail: vanessareisambiental@yahoo.com.br 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus