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    22/07/2019 07h58 - Atualizado em 22/07/2019

    Casa de Criadores faz sucesso com reúso

    Movimento que originou a Casa de Criadores promove a desconstrução dessas peças para se transformar em algo novo ou mesmo o uso de sobras e renovação de peças do vestuário

    Wagner Penna - Do The New York Times

    A mais recente edição do movimento Casa de Criadores (que mostra trabalhos de jovens criadores), voltou ao tema do reuso de materiais na moda. O assunto tornou-se recorrente desde que os protestos contra aquecimento global (e também criticando a cultura do consumo excessivo) assumiram um status de conscientização planetária.
    Basta dizer que as vendas de roupas usadas, também conhecidas como ‘roupa de brechó’, alcançaram a cifra de 25 bilhões de dólares em todo o planeta – em um ano. A desconstrução dessas peças para se transformar em algo novo ou mesmo o uso de sobras e\ou renovação de uma peça (com um bordado, uma aplicação, etc) leva o nome upcycling ou recycling.
    O que a Casa de Criadores propôs foi usar esse conceito, cada vez mais amplo, para estimular seus participantes a pensar algo criativo, bonito e até mesmo usável com essa nova pegada fashion. O resultado foi além do esperado e acabou até ressaltando nomes que poderão se destacar dentro desse nicho – caso do André Caravalhal.

    ***

    COLEÇÃO CALVIN KLEIN
    Durante o inverno de 1980, Andy Warhol documentou as paisagens cênicas de Aspen, no Colorado, continuamente durante suas visitas a cidade. E são essas imagens que ilustram a cápsula landscapes, lançamento da Calvin Klein Jeans. Descobertas no arquivo da Fundação Andy Warhol, estampas nostálgicas de cavalos contra um plano de fundo tranquilo coberto de neve (Horses, 1982 e Horse, 1984) encontram-se em camisetas masculinas e femininas, blusas, moletons, jaquetas jeans trucker e jeans, em tempo de deixar o Inverno com mais estilo e um toque de arte.

    PARCERIA
    Esse é mais um importante passo na parceria entre Calvin Klein e a Fundação Andy Warhol para as Artes Visuais, que nessa coleção ganha os logos Calvin Klein Jeans e Warhol em camisetas, blusas, moletons e jaquetas bomber.

    BRASIL EM MIAMI
    Um grupo de 44 marcas brasileiras desembarcam em Miami para participar da Cabana Swimshow e Destination Miami — feiras do segmento de beachwear que acontecem simultaneamente na cidade da costa oeste americana, de 13 a 16 de julho. Destas, 37 marcas participaram da ação por meio de apoio dos programas de exportação de moda brasileira Fashion Label Brasil, da Associação Brasileira de Estilistas(ABEST), e Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira(Texbrasil), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção(Abit), ambos realizados em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

    AS MARCAS
    Dos dias 13 a 15, 17 empresas nacionais participaram da Cabana. Entre as marcas do Fashion Label Brasil: Água de Coco by Liana Thomaz, Akra Collection, Barthelemy, Blue Bird Shoes, Catarina Mina, Esc, Lenny Niemeyer, Lily Franco, Nannacay, Parioca, Rosa Chá, Serpui, Sinesia Karol, Triya e Vix Swimwear. Já as empresas do Texbrasil que participam desta edição são Adriana Degreas, Clube Bossa e PatBo.

     

    E MAIS
    Já entre dias 13 e 16, foi a vez de um grupo com 20 empresas brasileiras apresentarem seus lançamentos na Swimshow. No grupo de marcas participantes do Texbrasil, estavam as empresas Sol e Energia, Rio de Sol, Karla Vivian, Art Stilo, Planet Sea, Bikiny Society, Chamosa, Feriado Nacional, Amir Slama, Hype Brasil, Guria Beachwear, Maryssil, Despi e Lyberthas. De acordo com a gerente executiva do Programa Texbrasil, Lilian Kaddissi, o grupo brasileiro destas edições da Cabana e da Swimshow está com marcas de peso: “mesmo o mercado norte-americano sendo muito competitivo, as empresas da nossa delegação estão levando para Miami produtos de alto valor agregado e, com certeza, têm chances de fechar negócios durante os dias do evento”. 

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