• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    18/07/2019 09h14 - Atualizado em 18/07/2019

    Tudo bem à mão

    Agora 2020 da Fiat ganha versão Endurance de entrada e com câmbio manual

    Igor Macário - Especial para o Folha Motors

    A Fiat foi contida ao fazer as primeiras atualizações na Toro. A picape lançada em 2016 chega à linha 2020 apenas com novos para-choque dianteiro e tela maior na central multimídia. A única novidade mecânica está na versão de entrada, Endurance, que pode vir com câmbio manual de cinco marchas. A tabela do carro feito em Goiana (PE) parte de R$ 92.990.
    A configuração inédita traz o conhecido motor 1.8 flexível. Com o novo conjunto, a picape é agradável de guiar, graças à embreagem “leve” e de fácil modulação.
    O câmbio tem engates curtos e firmes, com movimentação de alavanca menor do que no hatch Argo, por exemplo. A haste fica próxima ao volante, como nas versões com caixa automática, o que contribui com a boa ergonomia.
    Trata-se da mesma transmissão presente na opção de entrada do Renegade. Na picape, a relação do diferencial foi encurtada para compensar o peso extra em relação ao Jeep (as duas marcas fazem parte do Grupo FCA).
    Como não há conversor de torque para “roubar” força do motor, a Toro de entrada é ligeiramente mais ágil que a automática. Mas não há milagre: o 1.8 de 139 cv sofre um pouco para mover os cerca de 1.600 quilos de peso da picape.
    Retomar velocidade requer algum planejamento e, em ultrapassagens, p o r exemplo, o motorista não deve hesitar em elevar os giros. O torque máximo surge apenas às 3.750 rpm e o 1.8 só parece acordar acima de 4 mil giros.
    Nesse ponto, a picape embala e ganha alguma esperteza. O problema é que para extrair mais disposição, o consumo aumenta bastante, assim como o nível de ruído na cabine.
    As suspensões e o sistema de direção não trazem novidades. A Toro passa sensação de segurança em curvas, mas convém não abusar, já que a frente balança um bocado em rotas sinuosas. A direção bem leve facilita a vida em manobras, como as de estacionamento.

    Toro básica tem bom acabamento

    A nova versão tem bom acabamento, apesar de os materiais serem simples. De série, não há muito além do que pode ser considerado essencial. A picape traz ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico, além de direção com assistência elétrica.
    Acompanhando as tendências e escutando sugestões dos usuários, a nova central multimídia cresceu 40% e traz tela tátil (touch screen) de 7” no painel central do Fiat Toro 2020. Junto com esta ampla tela de fácil visualização veio também muita mais tecnologia, escolhida entre o que existe de mais atual em equipamentos eletrônicos. Com alta definição de 800x480 pixels, o sistema funciona com o novíssimo Android 8.0 e uma CPU de 800 MHz para rápido processamento de dados. Com memória interna de 4 GB para armazenamento de informações, trabalha com rápida memória RAM de 1GB.
    A interface com o usuário é simples e intuitiva, facilitada também pelos práticos comandos no volante. Com entradas USB e auxiliar, além de conexão Bluetooth, o sistema multimídia do Fiat Toro 2020 funciona com Android Auto para pareamento com celulares. Traz ainda GPS com a consagrada tecnologia internacional e mapas da TomTom para uma navegação simples e precisa. Além disso, a tela da central também mostra imagens da câmera de ré, auxiliando em manobras e estacionamento.
    A nova central multimídia é opcional, inclui câmera na traseira e custa R$ 3 mil. O sistema é bem fácil de usar e responde rapidamente aos comandos do motorista.
    Espelhos elétricos e sensores de obstáculos atrás estão em outro pacote, por R$ 3.500. Com todos os itens disponíveis, a tabela da Toro Endurance com câmbio manual chega a R$ 99.490. Esse preço supera um pouco o da opção de entrada com câmbio automático.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus