• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    08/07/2019 10h34 - Atualizado em 08/07/2019

    Preferências mineiras

    Mineiros preferem entrada e financiamento bancário na hora de adquirir imóvel

    A etapa de pagamento de um imóvel, seja para compra ou locação, é um momento importante para a conclusão do processo. Analisar e ter definido a forma que mais se adequa ao seu bolso é primordial para não passar por apuros. Uma pesquisa inédita do portal imobiliário ZAP, empresa do Grupo ZAP, identificou as formas de pagamentos favoritas dos moradores de Minas Gerais na hora de adquirir um imóvel. A combinação ‘entrada mais financiamento bancário’ é a líder com 32% das intenções.
     Na sequência do ranking estão a ‘utilização do FGTS mais financiamento bancário’ (24%), ‘pagamento à vista’ (16%) e ‘permuta’ (8%) - que é a troca de bens. Para os mineiros que buscam comprar a partir do seu segundo imóvel, ‘pagamento à vista’ assume o segundo lugar com 22% e ‘permuta’ quase dobra de representatividade, chegando a 14%.
     As casas são as mais desejadas para compra (50%), seguidas pelos apartamentos (34%). O valor mediano do imóvel buscado é de R$200 mil.
     Para a economista do Grupo ZAP, Deborah Seabra, a forma de pagamento sinaliza como o consumidor se prepara durante a jornada da compra e essas informações devem ser analisadas pelo setor. “O país sofre um hábito pouco usual de reserva de dinheiro pelos brasileiros, por isso a opções como o FGTS com financiamento aparece na liderança da lista. Essa é uma informação importante para o mercado possa ofertar opções que se adequem ao comportamento do consumidor”, detalha.

    Negociação direta
     A pesquisa também analisou o cenário de Minas Gerais para locação de imóveis. Os apartamentos são os mais buscados pelos entrevistados (55%), seguidos por casas (41%). O valor mediano do aluguel desejado pelos mineiros foi de R$859. Quando detalhadas as formas de garantia preferidas para a locação, a negociação ‘direto com o proprietário’ lidera com 33%. A ‘utilização de um fiador’ está na sequência com 28%, ‘depósito/caução’ (26%) e ‘seguro fiança’ (8%) fecham a lista.
     Para Deborah, o ranking demonstra como a negociação informal ainda a preferida, pois existem questões de garantias que dificultam as demais opções. “Em um país em que a inadimplência possui números relevantes dentro da sociedade, a negociação informal tende a crescer, pois aumenta a chance do interessado concluir o processo”, finaliza.

    Perfil de quem busca imóveis
    As mulheres lideram a busca de imóveis em Minas Gerais, seja para locação ou compra, com 71% e 53%, respectivamente. A mediana de idade é de 43 anos, para compra, e 34 anos, para locação. Os casados (63%) são os que mais buscam imóveis para compra.
    O Grupo ZAP nasceu da fusão dos portais ZAP e Viva Real - líderes nacionais do mercado imobiliário. A nova empresa é muito mais que classificados de imóveis. Ela oferece uma solução completa para todo o segmento de imóveis, por meio de suas ofertas de produtos, inteligência de dados, serviços e informações de credibilidade que geram ganhos e decisões mais precisas para quem está envolvido no processo.
    Mensalmente, o grupo gera 4 milhões de contatos de interessados para 7 milhões de anúncios de imóveis e recebe 40 milhões de visitas, a maior audiência qualificada do mercado. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus