• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    26/06/2019 10h43 - Atualizado em 26/06/2019

    Viagens & Experiências

    Conrado Andrade - Especial para Gerações

    Temporada de trekking
    Está aberta a temporada de caminhadas na Serra da Canastra. Sempre que o clima fica mais ameno, é hora adequada de praticar essas atividades. A Compadres Turismo sempre promove, em parceria com a Academia Club 21, o programa Club21Explorer, que são saídas pré-agendadas de atividades esportivas junto à natureza. Toda pessoa pode participar, seja bem-vindo também!

    Ciclo de vida de destinos turísticos
    Nossa região está passando pela fase do envolvimento, dentro do estágio do ciclo de vida dos destinos turísticos. Nessa etapa, há o engajamento da comunidade com o turismo, os serviços e a infraestrutura são criados, assim como as associações, e inicia-se a definição do mercado.

    Morro das Cruzes
    O último evento realizado pelo programa Club21 Explorer foi uma subida ao topo do Morro das Cruzes, em Delfinópolis. O Morro das Cruzes é um ponto onde a comunidade local da região da Mata do Engenho paga suas promessas. Por ser uma caminhada muito íngreme, concentra alguns elementos de montanhismo e proporciona uma vista fantástica quando se conquista o cume.

    Associações
    Duas importantes associações estão despontando no cenário turístico regional e são elos essenciais
    para a regulamentação, representatividade e avanço sustentável do turismo. São elas:

    AGCVTUR
    Associação dos Guias de Turismo e Condutores de Visitantes da Região do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, que foi criada para fortalecer a classe profissional, fiscalizar a atuação e potencializar a geração de empregos em nossa região.
    ASTUR
    Associação dos Prestadores de Serviços Turísticos de Capitólio e Região, fundada com o propósito de regulamentar os serviços prestados e profissionalizar a atividade turística na região. Recentemente, encontrei o presidente Paulo César Santos, com quem tive o prazer de alinhar ideias e definir novos horizontes.
    APROCAN
    A Associação dos Produtores do Queijo Canastra foi um divisor de águas na profissionalização e na evolução do setor queijeiro, da Serra da Canastra. Ela representa o legitimo produtor e protege a produção, que atualmente se limita a uma abrangência da indicação geográfica definida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

    Cicloturismo
    A Compadres Turismo, em parceria com a Marcelo Bike Shop, está formatando um programa de cicloturismo para atender à demanda dos turistas que querem pedalar por entre as paisagens dos nossos atrativos naturais. É uma necessidade antiga, que agora será atendida.

    Marcelo Bike Shop
    Em um produto turístico como esse, não poderia faltar a parceria da mais sólida empresa de mountain bike de Passos e região, a Marcelo Bike Shop, que é especialmente administrada pelo casal Marcelo Machado e Ana Paula Campos Oliveira, e fica na avenida Juca Stockler, 559. Telefone: 35 3522 8582.

    Produto turístico
    O programa de cicloturismo abrange roteiros personalizados que conjugam um combo de serviços, como a disponibilização das bicicletas, o condutor ambiental, o carro de apoio e piquenique. Serão quatro roteiros, inicialmente, contemplando regiões da Serra da Canastra e de Capitólio. Em breve, haverá o lançamento oficial.

    Queijo de São João Batista do Glória
    A cidade atende a todos os critérios para se enquadrar na indicação geográfica estabelecida pelo Inpi, mas, por ter menos produtores de queijo que a face norte da Serra da Canastra, não foi inserida nos trabalhos iniciais, o que fez com que a entrada do município do Glória esteja ainda sob análise do instituto. Todos nós aguardamos com muita expectativa o anúncio oficial do Inpi. A Queijaria Quintal do Glória, dos amigos Nilseia e Renato Vilela, sediada no Glória, produz o queijo canastra e já está associada à Aprocan.

    Palavra da Turista
    Tive uma experiência única e inesquecível na região da Serra da Canastra. Recomendo o trekking, com paisagens magníficas, cânions e piscinas naturais de águas cristalinas, a qualquer pessoa que esteja querendo fugir do estresse da cidade e adentrar a paz e as maravilhas da região. O condutor Conrado Andrade a todo momento, atencioso, nos instruía e guiava pelos caminhos, que foram percorridos com muita harmonia, tranquilidade e segurança. Chegar a cada cachoeira e sentir a adrenalina e energia do grupo foi simplesmente incrível! – depoimento de Juliana Alves, estilista, que na foto aprecia uma cachoeira na divisa dos municípios de São João Batista do Glória e Delfinópolis, durante atividade de trekking monitorada por guia de turismo. 

     

     

     Confira esta e outras matérias na nova edição do GR 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus