• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    12/06/2019 05h00 - Atualizado em 12/06/2019

    INSS lança plataforma online

    PASSOS – Solicitar alguns serviços em postos de atendimentos públicos demanda tempo: gastamos dezenas de minutos em filas de espera para solicitar ou acompanhar algum pedido. Pensando nisso, a fim de dinamizar serviços burocráticos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizou a plataforma online Meu INSS, em que o cidadão pode ter acesso a 90 processos do órgão antes restritos às agências do instituto.
     Seja pelo computador ou pelo celular, o usuário deve cadastrar suas informações pessoais e trabalhistas como o nome completo, número do CPF, data e local de nascimento e nome da mãe. Após o registro, é preciso criar uma senha para o acesso, fazer o login e, então, selecionar a opção desejada. Os beneficiários podem solicitar aposentadoria e salário-maternidade, calcular o tempo de contribuição, conseguir empréstimos, acompanhar a situação previdenciária, agendar sua perícia, conferir o resultado do requerimento, entre outras opções– tudo pela internet. Aos iniciantes no sistema digital, o instituto indicou um telefone para sanar eventuais dúvidas, que é o 135. A central atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

    Usuários
     Mas, na palma da mão do público idoso, a plataforma não tem sido tão bem recebida assim. Os usuários não quiseram se identificar, mas reclamaram à reportagem da Folha que o aplicativo não é tão dinâmico como promete. “As letras são pequenas, fica difícil para nós enxergarmos. Outras vezes, a plataforma fica fora do ar, o que faz com que percamos aquilo que preenchemos”, disse um dos beneficiários. “Eu prefiro enfrentar as filas, ao menos tenho a certeza de que o serviço será eficiente. Sou da moda antiga”, acrescentou uma das usuárias.
     No dia 14 de maio, foram lançados mais cinco processos no aplicativo, entre eles cópia, recurso e revisão de benefícios. Até o fim deste mês, como informou o diretor de atendimento do INSS, Clóvis Castro Júnior, o app Meu INSS será relançado com informações mais simples e layout intuitivo ao usuário.

     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus