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    27/05/2019 10h24 - Atualizado em 27/05/2019

    Rodando a saia (que continua imbatível)

    Maior congresso da indústria da moda será realizado em Minas Gerais. promovido pela Abit, evento debate as transformações que estão ocorrendo nas relações entre todos os participantes da cadeia de produção

    Wagner Penna - Especial para a Folha
    Foto: Reinaldo Loureno
    Foto: Reinaldo Lourenço

    Em tempos de moda prática, as calças, shorts, macacões & afins ganharam muito espaço no armário feminino. Mas a saia continua imbatível, tanto como elemento de construção de um look bonito, elegante como por sua pegada de praticidade.

    Nos últimos lançamentos, essa peça glamurosa e super feminina tem ocupado um lugar secundário - mas não menos importante para complementar um clima casual, sofisticado ou despojado que cada marca & estilista pretendem imprimir às suas propostas fashion.
    Mais longa, mais curta, confundindo-se com calça nas pantalonas mais amplas e fluidas, transformando-se em uma simples saída de praia, revelando o chique na linha lady like (bem franzida ou com pregas) e usando os mais variados tecidos (dos transparentes aos mais construtivos), a saia continua a vencer o vaivém dos modismos.
    Venceu até os movimentos feministas, que desejam ver a peça na fogueira desde os anos 1960.

    ***

    CONGRESSO DA MODA
    “Fim das fronteiras: da criação ao consumo” é o tema central do Congresso Internacional Abit 2019, a ser realizado nos dias 22 e 23 de outubro, em Belo Horizonte (MG), simultâneo ao Minas Trend. Nesta quarta edição, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) enfatizará a integração dos diversos elos da cadeia de produção e distribuição com o consumidor, transformação por meio dos materiais, o uso cada vez mais intenso de novas tecnologias e a hibridização de produtos e serviços.

    INSTITUTO LOCOMOTIVA
    Com mediação de Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, o evento apresentará, ainda, as novas tendências para o mercado têxtil e de confecção, as mudanças sofridas nas relações entre os designers das marcas e os consumidores, além da sustentabilidade em toda a cadeia. “A tecnologia vem ganhando cada vez mais importância em nosso setor e modificando os limites tradicionais que existiam entre produção, consumo, serviços e criação, com o protagonismo cada vez maior dos consumidores. “, salienta Fernando Pimentel, presidente da Abit. “O futuro da indústria: quebrando barreiras e ampliando fronteiras”; “Da expectativa de demanda ao sob demanda”; “Sustentabilidade 360, da criação ao consumo/descarte”; e “A comunicação na era digital”. Esses são alguns dos painéis constantes da programação.

    CONSUMO CONSCIENTE
    O dirigente também destaca a preocupação cada vez maior do consumo consciente e as novas formas de comunicação entre as marcas e os mercados e os potenciais compradores, explorando as ferramentas digitais. “As pessoas cada vez mais querem conhecer a origem dos produtos que estão adquirindo e quão sustentáveis eles são em todas as suas vertentes. Para a indústria têxtil e de confecção, é fundamental ser protagonista desse movimento, sobretudo pela importância do tema para a geração de emprego e renda em nosso país”.

    PALESTRANTES DE RENOME
    Dentre os palestrantes já confirmados, incluem-se nomes como Hércules Maimone, PWC; Raul Fangueiro, coordenador Fibrenamis / Universidade do Minho (Portugal); Paulo Coutinho, gerente do Instituto Senai de Inovação em Biossentéticos e Fibras / Senai Cetiqt; Laurent Aucouturier – Sócio / Gherzi (Suiça) e Braz Costa, Diretor Geral / Citeve (Portugal); Carlos Gonzales – Wood Mackenzie Global Fibers (Colômbia); Márcia Costa – C&A; Mario Parisi – Marisol; Diogo Carvalho – AM4. 

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