• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    18/04/2019 11h34 - Atualizado em 18/04/2019

    Passense é destaque em competição mundial

    Da Redação
    PASSOS — Ao participar do “Mercado Persa Brasil”, um congresso internacional anual de dança, arte e cultura oriental, a passense Nathany França Gonçalves garantiu uma das melhores colocações na categoria solo performe de dança árabe. O evento que reuniu mais de 11 mil participantes, ocorreu em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de abril.
    De acordo com a dançarina de Hanks el shark, também conhecida como dança do ventre, ter destaque no maior festival de danças árabes do mundo foi surpreendente. “Eu não esperava, fui apenas pela experiência que poderia adquirir no local, e para levar o nome da cidade de Passos a outros ambientes. Em alguns anos, já fui a festivais menores, junto às minhas alunas, mas, por incrível que pareça, de grande escala, foi a primeira vez. E mesmo assim, estive entre as melhores colocadas da minha categoria, o que é uma coisa fantástica, já que havia muitas meninas excelentes competindo”, disse.
    Ainda segundo Nathany Gonçalves, envolver-se na competição foi uma oportunidade de observar as disputas de maneira distinta. “Competir é muito diferente de ir ao evento apenas para contemplar. Neste sentido, pude fazer amizade com as concorrentes, tive um intercâmbio de experiências com pessoas do Japão, Argentina, Egito, etc. Além do que, também observei a parte negativa, dançarinas roubando pendrives de outras, esbarrando de propósito para borrar a maquiagem ou rasgar os figurinos”.
    Dar início a tal participação a impulsionou a envolver-se em novos desafios. “Me animei, senti vontade de competir mais vezes e me dedicar. A análise que eu faço da minha atuação é que eu fui muito desacreditada, já entrei tremendo, estava muito nervosa, caso tivesse me preparado mais, e não tivesse passado por alguns empecilhos durante a dança, acredito que poderia ter garantido uma pontuação ainda melhor”, comentou Nathany.
    Para finalizar, o apoio recebido até chegar ao Mercado Persa Brasil foi destacado pela competidora. “Neste processo, tive o suporte de alguns patrocinadores, como a HomeoPassos, Coliseum Academia, Arte couros e Embalagens Tripas & Cia. Também contei com a ajuda de Elídio Silva, da Escola Passos de Dança, que observou minha coreografia, e me orientou. Este tipo de apoio deveria ser mais presente no meio artístico”, finalizou.
     
    Experiência
    No caso de Nathany França Gonçalves, o interesse pela dança árabe é hereditário. Sua descendência libanesa a levou a dançar com apenas seis anos de idade. “Comecei a dançar com seis anos pela minha descendência, o pai da minha avó, ou seja, meu bisavô, veio para o Brasil entre as décadas de 30 ou 40. Já em caráter profissional, comecei há 13 anos”.
    Após frequentar cursos em Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Londrina e Porto Alegre e adquirir experiência com profissionais renomados como Anthar Lacerda, Carla Silveira, Aline Todeschini e Fernando Bauer, atualmente, Nathany é a única especialista em folclore árabe da região. “Busquei me especializar tanto presencialmente quanto à distância. Me tornei especialista na questão, vale lembrar que o folclore nada mais é que trabalhar, estudar e decifrar os costumes de determinada região. No âmbito árabe, muitos costumes e tradições são aplicados na dança, enquanto outros, surgiam com interesses puramente comerciais”.
    O amor pela arte da dança colaborou para que a profissional ministrasse aulas. “Na nossa região, nunca tivemos um profissional que trabalha com dança árabe, este segmento ainda está em crescimento. Atualmente, ofereço curso em meu estúdio, com modalidades diferentes, respeitando o nível de cada aluna”, comentou. Os interessados em participar das aulas podem entrar em contato por meio dos telefones (35) 9 8811-8149 e (35) 99152-4253 ou pelas redes sociais: @nathanyfrançagonçalves no instagram e Nathany frança no facebook.
     
    Mercado Persa Brasil
    Criado para divulgar a arte da dança oriental e unir os apreciadores, praticantes e profissionais da área, o Mercado Persa Brasil está em sua XXIV edição. Desenvolvido pela mestra Samira Samia, o evento é coordenado por sua filha, Shalimar Mattar, e acontece em São Paulo. Ele considerado o maior festival de danças árabes do mundo. Ainda durante o festival, de maneira simultânea, ocorrem competições com mais de 50 modalidades de dança, workshops e estandes que contribuem para fomentar a cultura oriental no Brasil.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus