• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    04/04/2019 06h00 - Atualizado em 03/04/2019

    Passense de 11 anos é destaque em natação

    PASSOS — O passense Raphael Juliano Silveira Frazão, 11 anos, tem se destacado em competições aquáticas. No último fim de semana, durante o desafio Aquaman, em Capitólio, ao competir com mais de 150 atletas, entre jovens e adultos, conquistou a quinta posição na categoria “Short 1,5 km”.
     
    Além de ter dividido o podium com um atleta olímpico, no domingo, 31, Raphael já possui um histórico extenso de vitórias; entre elas, foi o melhor Pettis de Caraguatatuba em 2018, obteve o primeiro lugar na terceira etapa do Campeonato Paulista, e segundo lugar na quarta etapa da disputa, realizada em Ilhabela.
     
    Suiane Silveira Frazão, mãe do nadador mirim, contou que o pequeno sempre gostou de água. “Nos mudamos para Ubatuba quando ele tinha oito anos de idade, por morar perto do mar, o amor só foi aumentando. Coloquei ele na natação, e quando nos mudamos para Caraguatatuba, há três anos, o matriculei em uma escola municipal de natação, com apenas duas aulas, ele foi convidado a fazer o teste na equipe de treinamento do professor João Baduca, onde permanece até hoje”.
     
    Em entrevista à Folha, Raphael contou que pretende seguir carreira, e garantiu que nadar faz parte de suas atividades favoritas; por este motivo, treina todos os dias, das 14h30 às 16h45, e frequenta a academia três vezes por semana. “Me sinto livre como um peixe, feliz. Além disso, prefiro nadar no mar, por questões de costume. A competição que mais me marcou foi o Circuito Mares, em Ilhabela, quando tinha dez anos, foi minha primeira prova de um quilômetro”, lembrou.
     
    Com relação a sua cidade natal, os familiares e o lazer são os pontos que mais fazem falta. “Costumo ir a Passos menos do que gostaria, entre o que mais sinto saudade estão meus avós, os demais familiares e lazeres”, disse.
     
    Ainda neste ano, o jovem iniciou duas competições em São José dos Campos, as quais, nadou em duas provas, alcançando quinto lugar na categoria 100 metros peito e terceira posição em 100 metros costas. No mês passado, além da competição Aquaman, o atleta participou do Circuito Litoral de Maratona e do Campeonato Paulista, conquistando segundo lugar em ambos desafios.
     
    Para o próximo sábado, 06, Raphael irá para Guaratinguetá, onde deve ocorrer a seletiva Kim Mollo. “Mesmo preferindo nadar mar, sempre cumpre a tabela de provas em piscinas. No segundo fim de semana do mês, vamos à Paraibuna, onde ele fará parte do Circuito Maratona Aquática”, contou a mãe.
     
    Suiane ainda falou a respeito do orgulho que ela, e o pai, Juliano Ricardo Frazão, sentem. “Apoiamos ele em tudo que está ao nosso alcance. Quando eu olho meu filho entrando no mar, e ele desaparece, surgindo depois de 30 ou 40 minutos, me dá um orgulho que não cabe no peito. Meu coração quase para ao perceber que viemos de uma cidade do interior, que não tem mar, porém, mesmo assim, meu filho está entre os melhores do Estado de São Paulo, e tenho certeza que entre os melhores do Brasil na sua idade. Por isso, sempre usamos #somosdepassosuai, afim de levar, orgulhosamente, o nome de nosso município”.
     
    Ao encerrar, Suiane demonstrou gratidão ao apoio que seu filho recebe. “Nestas conquistas, é importante agradecer a prefeitura de Caraguatatuba, graças a ela, temos fisioterapeuta, parte física e técnica; também ao João Baduca, que treinou Raphael durante dois anos, e a atual técnica, Paloma Michaele Leite de Oliveira Campos, que contribui muito em todos os preparos”, finalizou. 
     
    Interessados em acompanhar o pequeno passense, que aos 11 anos, garantiu um recorde inimaginável para sua idade, podem acompanhá-lo nas redes sociais, por meio do instagram, sob o user “@raphaelfrazao”, ou no facebook  “Raphael Frazao Frazao”.
     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus