• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    14/03/2019 10h05 - Atualizado em 14/03/2019

    Projeto Samuzinho tem datas divulgadas

    Da Redação
    PASSOS - O Projeto Samuzinho na Escola vai iniciar suas atividades oficialmente na próxima segunda-feira, 18, e vai contemplar mais de cem municípios. Entre eles, 17 da região também receberam o projeto. 
    As escolas contempladas são das cidades da Macrorregião do Sul de Minas consorciadas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e que estão em dia com as obrigações financeiras no exercício 
    de 2019. 
    Na região, as cidades que vão participar do programa são Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Jacuí, São João Batista do Glória, São José da Barra, Capetinga, Capitólio, Delfinópolis, Alpinópolis, Cássia, São Sebastião do Paraíso, Carmo do Rio Claro, Piumhi, Passos, São Roque de Minas e São Tomás de Aquino. 
    Uma alternativa para diminuir a incidência de trotes, o projeto foi lançado pelo Distrito Federal em 2007. Segundo o Cissul, atualmente, 20% das ligações recebidas são consideradas trotes. O programa tem o objetivo de conscientizar o infanto-juvenil do ensino fundamental sobre como e quando usar o serviço de urgência e emergência do Samu. 
    O projeto é desenvolvido com atividades teóricas, práticas e lúdicas de primeiros socorros, promovendo a educação em saúde para crianças do ensino fundamental da 4ª à 6ª série da rede pública de ensino, e conscientizando, também, sobre os prejuízos dos trotes tanto para o Samu quanto para a população. 
    Além dos alunos, os professores também vão participar como ouvintes. São oferecidas de dez a 40 vagas para alunos e de três a seis para professores. A oferta de vaga varia conforme o número de habitantes da cidade; se a população é de até 15 mil, são disponibilizadas dez vagas para estudantes e três para professores; de 15.001 até 30 mil, são 20 estudantes e cinco professores e acima de 30.001 são 40 estudantes e seis professores. 
    Para participar, os alunos devem ser escolhidos conforme os critérios: estar cursando da 4ª à 6ª série do ensino fundamental; estar matriculado na rede pública ou estadual; ter média em todas as matérias regulares de ensino e ter frequência comprovada. 
    A recepção e o treinamento dos participantes vão ser realizados pelo Cissul na sede do consórcio em Varginha. As prefeituras municipais e as secretarias municipais de Saúde e Educação são encarregadas pela seleção e o deslocamento dos estudantes e professores. 
    As datas em que cada município vai participar do projeto estão na tabela e vão de abril a novembro deste ano, podendo sofrer alterações excepcionais. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus