• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    07/03/2019 09h43 - Atualizado em 07/03/2019

    Compactos e completos

    VW Voyage e Ford Ka com câmbio automático duelam nas versões de topo

    Igor Macário - Especial para o Folha Motors

    Ka Sedan e Voyage acabam de ganhar opção de câmbio automático (ambos de seis marchas). Oferecida nas versões de topo, a novidade deu mais versatilidade e conforto aos sedãs compactos. Para saber qual é melhor, comparamos as configurações Titanium do Ford fabricado em Camaçari (BA) e 1.6 MSI do Volkswagen feito em Taubaté (SP), com todos os opcionais.
    Mesmo sendo mais barato, o Voyage não conseguiu superar o Ka. O Ford oferece melhores desempenho e espaço interno, além de ampla lista de itens de série, que compensam a tabela mais alta. Completo, o VW tem preço sugerido de R$ 68.075, e o Ford, de R$ 72.390.
    O Ka de topo traz itens importantes, como controle eletrônico de estabilidade (ESP), air bags laterais e do tipo cortina. Há ainda câmera na traseira, partida do motor por meio de botão e chave presencial. Esse dispositivo seria ainda melhor se permitisse destrancar as portas de forma automática – é preciso pressionar um botão na chave para liberar as travas.
    Os dois modelos têm sistemas multimídia com tela sensível ao toque e suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Os equipamentos são fáceis de usar – o do Voyage surpreende pela rapidez das respostas.
    O principal senão do VW é o espaço interno, ligeiramente menor do que no Ka. A área atrás é reduzida, sobretudo para as pernas, e um quinto ocupante irá evidenciar a menor largura da carroceria.
    No Voyage, a posição de dirigir também é pior – o banco é baixo e tem regulagens que pouco ajudam. O sistema ajusta apenas o ângulo do assento, um tipo de solução remanescente dos VW mais antigos.
    A favor há regulagem de altura e profundidade do volante, o que torna menos difícil a tarefa de achar a posição mais agradável. No Ka, além de o assento ser mais alto o carro parece “vestir” melhor o motorista.
    Nos dois carros, o ponto fraco é o acabamento. Ford e VW têm materiais muito simples, principalmente considerando que seus preços giram em torno dos R$ 70 mil. A cabine do Ka é ligeiramente mais agradável pela ergonomia dos comandos, mas, mesmo na configuração mais cara, os revestimentos são iguais aos da versão de entrada.

     

    Ka Sedan se destaca pelo desempenho

    O grande trunfo do Ka Titanium está sob o capô. O motor 1.5 gera 136 cv e garante não só respostas rápidas como diversão ao volante. O Ford acelera e retoma velocidade com decisão, a ponto de parecer ser um carro de categoria superior.
    Embora tenha torque ligeiramente inferior ao do 1.6 do Voyage, a entrega é mais linear – o Ka é mais ágil em baixas rotações. O câmbio tem trocas suaves e uma tendência a “segurar” marchas por tempo demais, mas há como trocá-las de forma manual pressionando um botão na alavanca. Essa solução está longe de ser ergonômica, mas cumpre a função quando necessário. Há ainda o modo “S” (esportivo), que segura as marchas e deixa a aceleração ainda melhor.
    O Voyage parece mais “anêmico” em uso urbano. Seu 1.6 tem funcionamento suave e casa bem com o câmbio, mas o conjunto é claramente voltado ao conforto. A transmissão faz trocas rápidas e também é muito suave, como a do Ka.
    O comportamento do VW melhora bastante quando o motorista coloca o câmbio no modo esportivo e troca as marchas pelas aletas atrás do volante – só ele tem essa opção. O Voyage ganha agilidade e fica mais animado, principalmente em rotações elevadas, acima dos 3 mil giros. No entanto, a condução se torna mais cansativa e o consumo piora.

     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus