• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    15/02/2019 07h42 - Atualizado em 15/02/2019

    Ciclo Aventura percorre Furnas pela segunda vez

    O evento não competitivo promete reunir mais de 400 amantes do esporte mountain bike durante pedalada pelas paisagens de Furnas

    Fernanda Freire - Especial para a Folha

    São José da Barra – A região de Furnas se prepara para receber mais de 400 ciclistas nesse domingo, 17, a partir das 7h no Ginásio de Esportes. O Ciclo Aventura, realizado pela Bikers Rio Pardo, vai estacionar pela segunda vez na cidade de São José da Barra e promete muita diversão a todos os participantes.
     O evento não competitivo tem como principal objetivo reunir amigos e integrar novos membros. Nesse domingo, estão confirmados a presença de mais de 40 cidades do sul de Minas, região de Campinas e Ribeirão Preto.
     Ao pedalar, os ciclistas praticam o mountain bike, apreciando as belas paisagens montanhosas, as espécies nativas e os atrativos turísticos da localidade, em seu ritmo, sem adversários. Na ocasião estarão dispostos dois tipos de percurso, o de 25 km e o de 40 km, indicados para o público iniciante e praticantes de nível intermediário, respectivamente. Ao ser dada a largada, programada para acontecer às 8h30, os participantes pedalam até o km 17 juntos, e depois, os ciclistas se dividem, seguindo as placas de sua respectiva modalidade.
     O organizador do Ciclo Aventura, Luciano Carneiro da Silva, detalhou que todo o percurso está demarcado com setas e foi formulado por toda a equipe de realização, a fim de garantir a segurança por do perímetro. Além disso, durante o decorrer da trilha haverá estruturas de apoio e se necessário, resgate.
     Para os ciclistas de primeira viagem, Luciano aconselha que tenham uma boa noite de sono antes do evento e façam uma alimentação balanceada para que estejam sempre hidratados. “Vamos disponibilizar mesas de lanches com água, suco e frutas nos pontos de parada e apoio. Ainda mais com o calor que estamos enfrentando, é preciso redobrar o cuidado com a saúde”, afirmou.
     Além das recomendações médicas, o organizador solicita que os ciclistas respeitem o trânsito, o meio ambiente e o seu próprio limite de desempenho. “É imprescindível que os participantes entendam que possuem limitações como velocidade e ritmo, que precisam ser seguidas para que tenham segurança do começo ao fim da corrida”, garantiu. Para um passeio saudável, Luciano comentou que é obrigatório o uso do equipamento de segurança como capacete e luvas.
     Como o Ciclo é um evento de diversão e não de competição, não haverá prêmios de classificação, mas, simbolicamente, Luciano preparou algumas medalhas de participação como recompensa. Os fotógrafos, convidados pela Bikers, também garantem registros inesquecíveis em cada momento do dia.
     Os amantes do esporte podem se inscrever até às 22h dessa sexta, 15, pelo site bikersriopardo.com.br e garantir a taxa de R$45 de inscrição.
    Participantes
     A primeira edição do Ciclo Aventura em Furnas aconteceu no ano passado e reuniu 250 ciclistas. A vendedora Elaine Cremasco, de 43 anos e natural de São José do Rio Pardo, em entrevista à reportagem da Folha, contou que comemorou seu aniversário nessa estreia do evento, e que participar foi o seu melhor presente.
     “Ainda que essa segunda edição tenha vindo com uma semana de antecedência ao meu aniversário ainda sim estou me sentindo contemplada. É muita emoção e alegria estar aqui de volta”, disse. O que motivou a vendedora a viajar para lugares distantes das terras rio-pardenses foi o hábito de costumar a pedalar com Luciano. “Foi ele quem me apresentou o esporte e pessoas tão queridas. Hoje, sigo ele em todos os eventos que faz. Mês passado estivemos em Caconde realizando o Ciclo, já passei por dezenas de cidades nesses três anos como ciclista”, detalhou.
     Elaine afirma que mais do que ficar deslumbrada com as paisagens locais, ela se sente abraçada pela energia. “Onde vamos somos muito bem recebidos”, garantiu. Com as amizades que fez na nossa região, a vendedora deixou desde o ano passado a pousada em que ficou hospedada com data agendada para a próxima vinda. “No ano passado eu e meu namorado viemos com seis casais de amigos, que também ficarão conosco nesse final de semana. Mas, como o esporte proporciona novas amizades constantemente, hoje já estamos em 12 casais, que tiveram que procurar um outro local próximo para se hospedar pois as vagas no que estamos estão esgotadas”, falou.
     A paixão pelo esporte levou Elaine a participar do ‘Meninas ao Vento’, um grupo de 70 mulheres de São José do Rio Pardo que se reúnem para pedalar. “O número de meninas só vai crescendo. É um momento que temos nosso, enquanto mulheres, para nos reunirmos, pedalarmos e nos desconectarmos de tudo”, explicou.
     O motivo de continuar pedalando ao lado da equipe Bikers e sob a orientação de Luciano, segundo ela, é a atenção diferenciada que oferecem aos ciclistas. “Eu e meus amigos sempre nos sentimos seguros em pedalar com eles, sabemos que estão de olho em nós seja nas trilhas ou nos pontos de apoio para nos dar qualquer suporte”, assegurou.

    Foto: Reproduo
    Foto: Reprodução

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Foto: Reproduo
    Foto: Reprodução

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus