• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    12/02/2019 09h08 - Atualizado em 12/02/2019

    José Eustáquio: um Brasileiro

    Deus é o corpo do Universo, grande organismo do qual tudo faz parte, inclusive cada um de nós

    Paulo Natir
    Como eu, como você, como todos nós sobreviventes neste país lindo, imenso e extremamente desigual. Sempre lembro do verso do Chico (Buarque de Holanda) quando ele cantou “A novidade que vem do Brejo da Cruz/ É a criançada se alimentar de luz...”. Precisa falar mais alguma coisa da politicagem brasileira?
    “Deus é o corpo do Universo, grande organismo do qual tudo faz parte, inclusive cada um de nós.” Essa definição magnífica do Criador foi expressada pelo saudoso mestre das Artes Plástica - nosso amigo Wagner de Castro. Ele estava respondendo à também artista Regina Piotto, quando ela fez essa profunda pergunta: Quem é Deus? Essa linda historinha da Regina foi publicada na 1ª Antologia dos Escritores de Passos e Região (Escritores e CIA). Parece que foi um dia desses o laçamento, mas corria o ano de 2 013. 
    Hoje em dia muitas pessoas andam mau humoradas, algumas de cabeça baixa, sempre preocupados com a dinâmica sufocante no nosso dia dia. Tudo isso vira pura bobagem quando nos deparamos com a morte. Ela chega fria e muito de repente.
      Foi assim com o popular José Eustáquio Brasileiro. Ele entrou no banheiro de sua casa na sexta-feira para tomar uma ducha e não voltou mais. Foi vítima de um infarto fulminante. 
    Ainda muito novo, com 60 anos, o “Brasil” estava encostado pelo INSS. Dias desses ele havia sofrido uma queda no supermercado. Estava com desgaste no joelho.
    Por alguns anos trabalhamos juntos na Rádio Sociedade Passos. Brasileiro era o mago dos estúdios. Operava as máquinas de som com extrema paciência e habilidade. Toda gravação que a rádio levava ao ar passava pelas mãos hábeis do Brasil.
    Membro de uma bela família de seis filhos, Brasileiro deixou a esposa e um casal de filhos. Parece mentira, mas na tarde da última quinta-feira ele passou de carro, como sempre sorridente, na porta da minha casa. Estava saindo da residência de seu irmão, o Célio Brasileiro. Aliás o Brasil era o xerox do Célio. Um grande abraço fraternal para toda família, que sofreu esse terrível susto. Jesus há de confortar todos os corações.
    Ainda na tarde de sexta-feira, outro irmão do José Eustáquio, o caminhoneiro Luiz Carlos, quase bateu a carreta quando recebeu no grupo de “Zap Zap” da família a notícia da morte do irmão. Infelizmente ele não pode estar no sepultamento por morar no longíssimo Estado de Rondônia. A família não conseguiu falar com ele através da chamada de voz do telefone celular. O recurso foi o whatsapp.  
    O destino nos reservou muitos horrores para 2 019. O lindo Rio de Janeiro registrou na última semana um dos episódios mais trágicos do esporte internacional. A morte dos meninos no Ninho do Urubu entra para a historia como o capítulos mais sangrento de um dos maiores clubes de futebol do Brasil.
    Para encerrar a onda de tragédias, morre ontem, na hora do almoço, o jornalista Ricardo Eugênio Boechat, 66. Ele era um dos melhores “ancoras” da TV brasileira. Sempre com muita coragem e independência. Vai fazer muita falta. Vida que segue, muita paz a todos...

    Mais sobre a editoria

    18 de Fevereiro de 2019
  • 16 de Fevereiro de 2019
  • 15 de Fevereiro de 2019
  • 13 de Fevereiro de 2019
  • 11 de Fevereiro de 2019
  • 09 de Fevereiro de 2019
  • 08 de Fevereiro de 2019
  • 07 de Fevereiro de 2019
  • 06 de Fevereiro de 2019
  • 05 de Fevereiro de 2019
  • Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus