• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    10/01/2019 08h06 - Atualizado em 10/01/2019

    Passense é convocado para sub-17 da Seleção

    Nascido em Passos, em 31 de março de 2003, Wesley Pereira Júnior é atleta do Cruzeiro EC de Belo Horizonte desde o início do ano passado e, pela primeira vez, foi convocado para servir à Seleção

    Da Redação

    PASSOS – Na lista dos 26 jogadores da Seleção Brasileira sub-17 anunciada terça-feira, dia 8, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está o nome do atacante passense Wesley, de 15 anos. O time comandado pelo técnico Dudu Patetuci inicia nos próximos dias os treinamentos visando o quadrangular que será disputado na Inglaterra a partir do dia 16 de fevereiro deste ano, com a participação também da Espanha, França e a seleção anfitriã.
     Nascido em Passos dia 31 de março de 2003, Wesley Pereira Júnior é atleta do Cruzeiro EC de Belo Horizonte desde o início do ano passado e pela primeira vez foi convocado para servir a Seleção e terá mais quatro companheiros da equipe belo-horizontina. Até hoje, apenas dois conterrâneos do jovem promissor vestiram a camisa do principal time nacional: Careca, meia-ofensivo, e Ricardinho, volante. Já Marcos Paulo Alves, foi um cabeça-de-área que também vestiu a camisa da seleção nacional e viveu em Passos desde os primeiros meses de vida, porém é natural de Doresópolis (MG). Os três se destacaram no Cruzeiro.
     “Eu sempre tive a esperança de um dia ser chamado para jogar na Seleção Brasileira, mas não tão cedo assim. Quando fiquei sabendo foi um dos dias mais felizes da minha vida, por isso agradeço a Deus, meus familiares, André, Roberto, Hélvio e ao Cruzeiro. Mesmo com 15 anos vou lutar para conquistar a posição de titular no time brasileiro’, frisou Wesley, que se apresenta na sede da CBF, no Rio de Janeiro, dia 13, às 12h. Outros quatro atletas do Cruzeiro também foram convocados dia
    8 de janeiro.
    O período treinos na Granja Comary, Centro de Atividade da entidade, se estende até o dia 20 deste mês. Após o torneio na Inglaterra, o passense viajará do Rio de Janeiro (RJ) para Cachoerinha, no Rio Grande do Sul onde vai disputar pelo Cruzeiro, a 31ª Copa Santiago Juvenil, troféu Romeu Goulart Jacques.
    A convocação do atacante para defender a Seleção Brasileira não é por acaso. Em 2016 ele balançou a rede dezenas de vezes em diversos torneios. “Olha, ele tem o verdadeiro cheiro de gol. Além de artilheiro, é o atual campeão mineiro sub-15 2016 e de um torneio na China. Wesley foi o maior goleador e eleito o melhor jogador da BH Cup, além de vice-artilheiro da Copa Nike realizada em São Paulo.
    “Para mim não foi nenhuma surpresa a sua ida para o grupo sub-17 da CBF, apenas de ter 15 anos. É um adolescente esforçado, dedicado e responsável logo no seu início de carreira. É um menino que terá um brilhante futuro, porque sabe dar valor no que faz”, garantiu o professor de educação física André Albino Barbosa, de 40 anos, coordenador há dez anos da Escolinha de Futebol de Prefeitura de Passos, projeto social mantido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, cujas aulas para mais de 300 crianças e adolescentes são ministradas às terças, quintas e aos sábados no Estádio Virgílio Otávio de Vasconcelos de propriedade do município, localizado no Bairro Bela Vista. No momento as atividades estão suspensas em razão das férias escolar e a reforma do gramado.

    Mãe
    A carreira futebolística de Wesley, cujo apelido familiar e Juninho, começou quando ele tinha seis anos e passou a frequentar os ensinamentos de André e estagiários, um deles Roberto Assunção que também apostou no futebol do garoto. “Aos 12 anos ele passou por uma avaliação no próprio Cruzeiro, passou e depois de alguns dias não quis ficar em Belo Horizonte. Meses depois Wesley foi aprovado no Botafogo de Ribeirão Preto (SP) e chamou a atenção de um ‘olheiro’ do Santos FC, que quis leva-lo para o clube da Baixada Santista”, explicou André, descobridor do talento do atacante.
    No início do ano passado, os dirigentes das categorias de base o Cruzeiro, entre eles os passenses Carlos Alberto, o Bebeto, e Careca, novamente solicitaram a volta do garoto passense na Toca da Raposa, mas exigiu que sua mãe fosse com ele para Belo Horizonte. “Aí levei o caso ao político e atual coordenador do grupo de professores de educação física da prefeitura passense, Hélvio Vieira Maia que foi fundamental para que Wesley voltasse em definitivo para o time celeste”, afirmou André.
    “Também observei que o menino tinha futuro. Então fiz de tudo para que ele e sua mãe fossem residir na capital do Estado. Consegui sem nenhum prejuízo, a liberação de Cleonice Aparecida Ribeiro do trabalho em uma fábrica de confecções depois de 14 anos nessa empresa. Pago até hoje as despesas de moradia dos dois próximos da Toca da Raposa”, ressaltou o professor de educação física. De acordo com André, a ida definitiva de Wesley para o Cruzeiro também tem o apoio do empresário na área futebolística,
    João Sérgio.
    No clube celeste, o jovem atacante recebe ajuda de custo, assistência médica, odontológica, escolar, transporte e alimentação. Segundo André, hoje o passense possui apenas um termo que declara a preferência do Cruzeiro nos direitos federativos do jogador. “Quando ele completar 16 anos de idade já poderá assinar um pré-contrato profissional, mas atuando apenas nas categorias juvenil e juniores. Aos 21 anos ele se tornará em definitivo um atleta profissional”, explicou o professor de educação física.
    André revelou também que outro jogador de Passos que está se destacando no futebol mineiro e já passou pela Escolinha da Prefeitura de Passos é o meia-atacante Guilherme, de 20 anos, que começou a carreira em uma escola de futebol particular. “Hoje ele está no Coimbra Sports, clube empresa de Contagem (MG) que se-sagrou campeão mineiro da Segunda Divisão e acendeu ao Módulo II (campeonato de acesso à elite) neste ano.
     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus