• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    10/01/2019 07h55 - Atualizado em 10/01/2019

    Rua Leopoldina, no Califórnia, perde calçada por mato e lixo

    Fábio Henri

     Mais um descaso que os passenses enfrentam com o lixo, o que faz com que a calçada deixe de existir, pois torna-se um grande empecilho aos pedestres. A rua, desta vez, é a Leopoldina, esquina com a rua Buenos Aires, no bairro Jardim Califórnia. Segundo um leitor, é tanto entulho, que chegou a atingir a via. “Daqui a uns dias, não vai ter nem como passar no meio dessa área, porque está tomada por sujeira. Uma pessoa sem noção, que não respeita os demais, colocou galhos de árvores, se não me engano, de coqueiro, que é enorme no passeio e deixou por isso mesmo. Não sei se os moradores das proximidades ligaram para a Prefeitura. Só sei que eu liguei, porém, não adiantou nada. Qualquer um que passar pelo local vai poder ver. Além disso, qualquer um que passar pela localidade vai achar que o ambiente é um lixão e vai começar a tacar lixo também”, informou o leitor.
    A reportagem da Folha esteve na região em questão e verificou que não tem, realmente, como uma pessoa andar sobre o passeio. Além do mais, um dos moradores revelou que, a cada semana que passa, é um lixo diferente que é depositado. E que, quando é dia do caminhão passar, ele desconhece a localidade, pois há uma grande quantidade de resíduos espalhados pela via. O passense pediu à gestão municipal para que a situação pudesse ser resolvida o mais rápido possível, pois, do jeito que está, não dá. Vale lembrar também que cachorros que transitam pelo local acabam espalhando o lixo doméstico pela rua e, quando chove, a enxurrada os leva para outras áreas. E que até um pé de mamão cresce na área.

    Resposta:
    A Prefeitura de Passos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, informa que irá realizar o recolhimento total das folhas de coqueiro e do lixo. A respeito dos resíduos, lembramos que os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo são muitos e, geralmente, visíveis. Na maioria dos casos, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco a saúde pública. O fato mais surpreendente é que justamente quem mais sofre e reclama com a sujeira também é responsável por provocá-la. Manter a cidade limpa é uma tarefa que demanda um trabalho conjunto entre a Prefeitura, os moradores, as empresas e os turistas que passam pela local. Em geral, o lixo doméstico, industrial e hospitalar é coletado em dias específicos, e a agenda desse tipo de serviço é de conhecimento público. Portanto, o lixo só deve ir para fora da residência ou comércio no dia da coleta, de modo a evitar o acúmulo nas ruas e que animais sem dono rasguem os sacos, espalhando os detritos nas vias públicas. Com isso, lembramos que o caminhão de coleta passa no bairro em questão às terças, quintas e sábados, a partir das 13h.
      

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus