• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    14/12/2018 08h55 - Atualizado em 14/12/2018

    Capitólio realiza diagnóstico da atividade turística

     CAPITÓLIO - Por meio de uma ação conjunta entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e a Prefeitura de Capitólio, um diagnóstico sobre a qualidade dos serviços turísticos foi realizado nos meses de outubro e novembro. O trabalho de avaliação coube à TourQual Consultoria, empresa especializada em estudos e estratégias para o segmento de turismo, que apresentou os resultados no último dia 10 de dezembro, na Casa da Cultura de Capitólio. O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura, do Sebrae, de associações e empresários do setor turístico da cidade.
     Intitulado “Diagnóstico da Qualidade de Capitólio - Sugestões para um destino turístico inteligente”, o trabalho envolveu quatro tipos de avaliações: pesquisa do tipo “cliente oculto”, em quatro atrativos no município; levantamento de comentários na internet referentes aos serviços de hospedagem, alimentação e atrativos, em especial as avaliações no site especializado Trip Advisor; pesquisa direta com turistas; e um autodiagnóstico da qualidade junto a empresários que operam passeios terrestres e náuticos.
    Durante o evento de apresentação, os consultores apontaram os aspectos que foram bem avaliados e aqueles que necessitam de intervenções. O estudo ressaltou a imagem positiva da cidade perante os turistas e o ambiente favorável aos negócios de turismo, com investimento em formalização e profissionalização dos atores envolvidos e bom relacionamento entre poder público e empresários.
    Os aspectos a serem melhorados envolvem segurança nos atrativos, sinalização, melhoria de infraestrutura e sustentabilidade ambiental. Também foram abordadas questões para a competitividade do destino turístico, envolvendo soluções tecnológicas e modelos de negócios como consórcio ou cooperativa.
    “Os dados do diagnóstico confirmam aspectos que a Administração Municipal está contemplando em suas ações, como a regularização da atividade náutica e outras questões de segurança, como na MG-050, às margens do lago. O Município também está avançando no sistema de destinação correta e reciclagem de lixo e os empresários de turismo estão receptivos a essa necessidade”, comentou a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Capitólio, Andréia Rodrigues Silva.
    De acordo com a Andréia, o evento de apresentação do diagnóstico foi produtivo e as discussões sinalizaram o compromisso dos empresários do setor em atuar em cooperação com a Prefeitura, rumo a um desenvolvimento turístico sustentável em Capitólio. 

    Matéria exclusiva para assinantes

    Faça já a sua assinatura, tenha o jornal impresso em sua casa ou dê de presente para quem você gosta e ganhe o acesso nas páginas digitais pela internet, ou seja: Versão Impressa + Digital.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus