• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    21/11/2018 12h00 - Atualizado em 21/11/2018

    IF Sul de Minas promove 8ª Empreenda

    Da Redação
    MUZAMBINHO – O Instituto Federal do Sul de Minas, campus de Muzambinho, realiza, nos dias 22 e 24, a 8ª edição do Empreenda e o 1° Economia Criativa. O evento tem como objetivo incentivar a cultura empreendedora, com palestras e minicursos de temas voltados, principalmente, às estratégias e aos desafios do mundo 
    dos negócios.
    A área de economia criativa é, tradicionalmente, dividida em quatro grandes setores: consumo (arquitetura, design, moda e publicidade), cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música e artes cênicas), mídias (editorial e audiovisual) e tecnologia (pesquisa e desenvolvimento, biotecnologia e TIC).
    A proposta dos eventos é provocar o envolvimento de representantes desses quatro setores e de interessados em empreendedorismo e inovação, com objetivo de despertar o diálogo entre lideranças comprometidas da comunidade e de ampliar o campo de atuação do Instituto Federal. De forma específica, o evento se propõe a identificar pautas transformadoras nas áreas discutidas e estimular o desenvolvimento de projetos inovadores na comunidade regional.
    A programação tem início no dia 22, às 14h, com mesa inicial sobre Economia  Criativa, Inovação e Identidade Regional, contando com os integrantes Helder de Melo Moraes, da Unasp,  Pedro Henrique Varoni de Carvalho, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São  Paulo (ECA/USP), Cristina Lúcia Janini Lopes, do IF Sul de Minas, Renato Aparecido Souza, também do instituto federal.
    Ainda na quinta-feira, 22, acontece a palestra com Regina Faria, do Sebrae, que vai falar sobre economia criativa. Haverá mesa redonda com três empresários de setores regionais, das 19h às 22h, seguida de cerimônia oficial de abertura, com autoridades presentes, e a apresentação do Projeto FIN e do Espaço Maker. Acontece, também, a premiação Top of Mind, da cidade de Muzambinho, com o apoio da Associação Comercial de Muzambinho.
    No segundo dia do evento, na sexta-feira, 23, serão realizados vários trabalhos, das 8h às 11h, respeitando os eixos temáticos: Eixo 1: Cultura (música, artesanato, teatro, moda, cultura popular); Eixo 2: Turismo (patrimônio histórico, meio ambiente, qualificação da mão de obra de trabalho); Eixo 3: agricultura e gastronomia; Eixo 4: comunicação-jornalismo, publicidade, audiovisual, redes sociais). 
    Das 13h às 14h, tem apresentação da discussão da mesa de trabalho temático. Das 14h às 17h, será ministrada palestra do coordenador do Polo Audiovisual da Zona da Mata, César Piva. Na ocasião, o gestor cultural vai tratar sobre sua experiência no movimento que visa criar oportunidades de qualificação profissional, trabalho e renda para a cidade de Cataguases (MG) e região, por meio da economia criativa, e tendo recursos audiovisuais e as tecnologias digitais como segmentos estruturantes. E, ainda, haverá uma oficina sobre identidade regional e economia criativa, ministrada pelo gestor cultural César Piva.
    Das 19h às 22h, ocorre apresentação dos pitches, do Programa Startup Universitário Premiação das startups e palestra ‘Como Elaborar planejamento para abertura de uma nova empresa’, com o mediador e palestrante Junio Cesar de Freitas Enes, aberta 
    ao público.
    Além da programação, vão acontecer outras oficinas e cursos e uma feira de economia criativa. Mais informações podem ser obtidas no campus do IF em Muzambinho (35) 3571-5099.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2018 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus